ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Empresa é contratada para analisar subsolo de cemitérios públicos

Exames são feitos semestralmente e atende decisão judicial e resolução do Conama

Por Silvia Frias | 11/03/2024 09:18
Cemitério São Sebastião, o 'Cruzeiro', um dos que passam por análise de água semestral (Foto/Arquivo)
Cemitério São Sebastião, o 'Cruzeiro', um dos que passam por análise de água semestral (Foto/Arquivo)

A prefeitura de Campo Grande contratou a empresa Sanagua Tecnologia em Análise Ambiental e Derivados de Petróleo Ltda para análise semestral da qualidade da água subterrânea dos cemitérios públicos, em contrato orçado em R$ 73,5 mil.

O extrato do contrato, celebrado no dia 6 de março foi publicado na edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), sendo resultado de licitação, de ampla concorrência, aberta em janeiro deste. O acordo é válido por um ano, a partir da assinatura.

A análise da água é determinação judicial imposta em 2021 por ação civil pública e por resolução nº 420 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de 2009, para garantir que a operação dos cemitérios não represente risco ambiental para a cidade e à população.

Segundo a Sisep (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura), também é exigência da Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano), para atualizar os licenciamentos ambientais.

Para isso, a análise da água é feita semestralmente nos cemitérios Santo Antônio, São Sebastião e Santo Amaro. Os exames, por exemplo, devem averiguar se há ou não contaminação das águas subterrâneas por necrochorume, um tipo e chorume produzido pela decomposição dos cadáveres. A substância pode alcançar o lençol freático e contaminar a água, com potencial para transmitir doenças como tétano, febre tifoide e tuberculose.

No ano passado, o Campo Grande News divulgou o resultado de exame que indicava alta concentração de metais pesados no solo dos três cemitérios. No Santo Amaro, foram encontrados alumínio, ferro, manganês, níquel e cromo. No Cruzeiro, foram dois: alumínio e manganês. E no Santo Antônio, ferro e alumínio.  À Sisep, foi determinado que elaborasse plano para impermeabilização dos cemitérios.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias