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Capital

Empresa que chamou cliente de otário pode pagar multa de R$ 3 milhões

Luciana Brazil | 21/11/2013 11:52

A empresa de telefonia Claro pode receber multa de até R$ 3 milhões depois de enviar uma correspondência a um cliente chamando o mesmo de "otário chorão".

O caso veio à tona na terça-feira (19). O empresário de Campo Grande Cesar Medeiros, 42 anos, recebeu a fatura da televisão por assinatura com o xingamento “otário chorão” no lugar onde se escreve o nome do destinatário.

Segundo o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, a penalidade administrativa para a empresa pode ser alta, caso fique comprovado também a má qualidade no atendimento e o tempo de espera acima do permitido por lei, além do xingamento. A multa pode variar entre R$ 300 e R$ 3 milhões.

“Existem três competências. Uma é a questão administrativa que o cliente deverá resolver na Decon (Delegacia de Crimes contra o Consumidor) sobre o nome e o xingamento. Outra é a questão do valor da fatura que já foi corrigido, e o outro assunto é relativo ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) que será resolvido pelo Procon. Nós vamos levantar as informações para saber como foi atendimento”, explicou.

Rezende afirmou que se o cliente se sentir lesado, como é o caso, deverá acionar a justiça solicitando uma indenização.

Indignação - Cliente da Claro há mais de sete anos, Cesar disse que entrou em contato com a empresa para participar de uma promoção da televisão por assinatura, mas não conseguiu.

“Vi na internet que o valor da tv por assinatura estava mais barato do que o que eu pagava. Entrei em contato com eles para me incluir na promoção. Mas eles disseram que o valor só era válido para clientes novos”. Cesar lembra que ligou apenas uma vez para a Claro.

No mês seguinte, além do xingamento, a fatura chegou com valores de cancelamento e ativação do produto de televisão por assinatura, o que ele não tinha feito. "Eu pagava R$ 169 e a fatura veio com o valor de R$ 215", explicou. 

 “Quase 20 dias depois da minha ligação a fatura chegou à minha casa e eu quase não acreditei”, afirmou.

Cesar entrou em contato com a empresa, questionando a correspondência, mas não recebeu resposta. "Tentei resolver o problema diretamente com eles e me pediram que eu esperasse 48 horas, mas não retornaram". Porém, o valor da conta foi corrigido pela empresa.

Agora, Cesar pretende esperar até segunda-feira (25) para tomar uma decisão sobre o caso.

“A empresa entrou em contato comigo na terça-feira (19) depois de ver na mídia a matéria. Me pediram que eu espere cinco dias quando eles vão me retornar dizendo o que será feito. Vou esperar até segunda”, disse.

Ele contou que acredita que o atendente da Claro tenha trocado seu nome no cadastro durante o atendimento.

Indignado, Cesar espera que a empresa se retrate. “Quero que eles se exponham como eu estou me expondo. Quero que eles publiquem uma carta se redimindo do erro”, pede o empresário.

Claro - A empresa informou, por meio da assessoria, que vai adotar medidas e providências para solucionar a questão. Sobre a mudança no nome do cadastro, a empresa disse que esse tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores da companhia.

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