ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Empresas combinam para não entrar em licitação, acusa Marquinhos

Fala do prefeito foi ao comentar licitação para reforma da rotatória da Joaquim Murtinho, que será refeita

Marta Ferreira e Liniker Ribeiro | 28/08/2019 20:28
Prefeito disse que só vai entrar na disputa quem tiver preço justo. (Foto: Paulo Francis)
Prefeito disse que só vai entrar na disputa quem tiver preço justo. (Foto: Paulo Francis)

“Ou entra com preço justo, ou não vai levar” foi a sentença usada pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ao comentar, nesta noite, o fato de não ter aparecido interessado no processo licitatório para a remodelação da rotatória entre a Rua Joaquim Murtinho e a Ceará, ponto tumultuado do trânsito em Campo Grande. De acordo com chefe do Executivo, a licitação vai ser reaberta, com expectativa de que apareça um interessado com preço justo. O prefeito disse, ainda, que suspeita de “combinado” entre as empresas do setor para “ninguém entrar”.

No processo que deu prazo até terça-feira para recebimento de propostas, o valor de referência foi de 836.458,81. Para o prefeito, está mais difícil achar quem queira conduzir o projetou porque “acabou a mamata” de conceder diversos aditivos, aumento os valores de contrato. Reportagem do Campo Grande News de hoje revelou que a tomada de preços foi considerada deserta, por falta de propostas.

O valor de referência é menor do que o estimado pela administração municipal, que era de R$ 1,5 milhão. A principal demanda pela obra, segundo a prefeitura, é o fluxo intenso de veículos. Levantamento divulgado indica que passam pelo trecho em torno de 68 mil veículos todos os dias.

O que é para fazer – A obra prevê uma série de modificações na pista e na estrutura. A licitação exige a melhoria da capacidade de acomodação de grandes veículos de carga e de transporte coletivo. Para isso, determinou que a obra deveria implementar raio de curvatura na rotatória, preferencialmente, entre 15 e 20 metros.

Outro detalhe previsto é a “seção transversal” da pista rotatória, que deve passar a ser inclinada para fora do centro da rótula “para não provocar aumento de velocidade” e melhor a visibilidade dos veículos.

Está previsto, ainda, a implantação de canteiros com guias transponíveis, mais seguro para o tráfego, além de “piso em grama esmeralda conseguida de vegetação adequada dando condições de visibilidade aos condutores”. A obra também contempla instalação de passeios e rampas de acessibilidade.

Outra característica desejada para a rotatória são os semáforos inteligentes, para controlar melhor o tempo de abertura dos sinais, permitindo que a faixa com maior fluxo de veículos tenha prioridade.

Nos siga no Google Notícias