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Campo Grande, Domingo, 15 de Setembro de 2019

28/08/2019 20:28

Empresas combinam para não entrar em licitação, acusa Marquinhos

Fala do prefeito foi ao comentar licitação para reforma da rotatória da Joaquim Murtinho, que será refeita

Marta Ferreira e Liniker Ribeiro
Prefeito disse que só vai entrar na disputa quem tiver preço justo. (Foto: Paulo Francis) Prefeito disse que só vai entrar na disputa quem tiver preço justo. (Foto: Paulo Francis)

“Ou entra com preço justo, ou não vai levar” foi a sentença usada pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ao comentar, nesta noite, o fato de não ter aparecido interessado no processo licitatório para a remodelação da rotatória entre a Rua Joaquim Murtinho e a Ceará, ponto tumultuado do trânsito em Campo Grande. De acordo com chefe do Executivo, a licitação vai ser reaberta, com expectativa de que apareça um interessado com preço justo. O prefeito disse, ainda, que suspeita de “combinado” entre as empresas do setor para “ninguém entrar”.

No processo que deu prazo até terça-feira para recebimento de propostas, o valor de referência foi de 836.458,81. Para o prefeito, está mais difícil achar quem queira conduzir o projetou porque “acabou a mamata” de conceder diversos aditivos, aumento os valores de contrato. Reportagem do Campo Grande News de hoje revelou que a tomada de preços foi considerada deserta, por falta de propostas.

O valor de referência é menor do que o estimado pela administração municipal, que era de R$ 1,5 milhão. A principal demanda pela obra, segundo a prefeitura, é o fluxo intenso de veículos. Levantamento divulgado indica que passam pelo trecho em torno de 68 mil veículos todos os dias.

O que é para fazer – A obra prevê uma série de modificações na pista e na estrutura. A licitação exige a melhoria da capacidade de acomodação de grandes veículos de carga e de transporte coletivo. Para isso, determinou que a obra deveria implementar raio de curvatura na rotatória, preferencialmente, entre 15 e 20 metros.

Outro detalhe previsto é a “seção transversal” da pista rotatória, que deve passar a ser inclinada para fora do centro da rótula “para não provocar aumento de velocidade” e melhor a visibilidade dos veículos.

Está previsto, ainda, a implantação de canteiros com guias transponíveis, mais seguro para o tráfego, além de “piso em grama esmeralda conseguida de vegetação adequada dando condições de visibilidade aos condutores”. A obra também contempla instalação de passeios e rampas de acessibilidade.

Outra característica desejada para a rotatória são os semáforos inteligentes, para controlar melhor o tempo de abertura dos sinais, permitindo que a faixa com maior fluxo de veículos tenha prioridade.

 

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