ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Enfermeiras gestantes que recusaram vacina tem teletrabalho garantido

Segundo prefeitura, é como “conceder um prêmio àqueles que caminham contra a proteção da saúde”

Aline dos Santos | 18/01/2022 11:37
Justiça liberou teletrabalho para grávidas que não se vacinaram ou têm recomendação médica. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Justiça liberou teletrabalho para grávidas que não se vacinaram ou têm recomendação médica. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Depois das professoras, um novo grupo de servidoras gestantes tem amparo da Justiça para não retomar ao trabalho presencial: as enfermeiras e técnicas de enfermagem. O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, aceitou o pedido da Associação em Defesa dos Servidores de Enfermagem de Campo Grande.

A liminar mantém em regime de teletrabalho as gestantes que não se vacinaram ou que tenham recomendação médica. O pedido da associação era para que todas as gestantes não retornassem ao trabalho presencial.

A associação evocou a Lei Federal 14.151/2021. A legislação determina que durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

“Urge dizer, por fim, que não são todas as servidoras, mas sim as que encontram-se em período de gestação de modo que o serviço público não terá um prejuízo inevitável com essas servidores em condição de trabalho remoto”, informa na ação, o advogado Márcio Almeida.

Já a prefeitura de Campo Grande comunicou ao Poder Judiciário que os decretos questionados na ação não estavam mais vigentes e pediu a extinção do processo. Caso o processo prosseguisse, como de fato ocorreu, o procurador Altair Pereira de Souza justificou que o trabalho à distância seria um prêmio para quem não se vacinou contra a covid.

“Como proceder com relação às servidoras gestantes que, podendo, não havendo recomendação médica em contrário, optarem, por livre e espontânea vontade, em não tomar a vacina. Aplicar a estas servidoras o regime de teletrabalho, com seus inúmeros benefícios em relação ao trabalho presencial, seria conceder um prêmio àqueles que caminham contra a proteção da saúde pública, foco principal das ações governamentais na atual situação pandêmica.”

Nos siga no Google Notícias