ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Entidades reclamam de antenas de telefonia, ainda instaladas em escolas

Angela Kempfer | 19/03/2011 08:53
Antena na escola Arlindo Lima. (Foto: João Garrigó)
Antena na escola Arlindo Lima. (Foto: João Garrigó)

Apesar de decreto municipal que proíbe antenas de telefonia em terrenos de escolas, a presença de duas delas em prédios municipais de Campo Grande é verificada ainda hoje.

Os equipamentos estão instalados nas escolas municipais Arlindo Lima, no centro e na Nelson Pinheiro, na Vila Corumbá. A prefeitura aluga esses espaços para as empresas, o que há tempos é polêmica na Capital.

Preocupado com os efeitos que as ondas transmitidas podem causar à saúde dos estudantes, Formads (Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul) resolveu convocar mais um debate sobre o assunto.

“Ainda não existem estudos conclusivos sobre o impacto da radiação dessas antenas sobre a saúde humana. E devemos levar em conta que nessas escolas estudam crianças. Por outro lado a prefeitura não pode se transformar numa imobiliária alugando espaços públicos para fins privados. E ainda mais em áreas de escolas públicas”, Haroldo Borralho, presidente do Cedampo (Centro de Documentação de Movimentos Populares).

A entidade já acionou a Promotoria de Meio Ambiente para que seja respeitado o decreto.

A lei define que está vetada a instalação desses equipamentos em praças, áreas verdes, prédios públicos e escolas do ensino fundamental e médio.

A reunião sobre o assunto será no dia 25 de março, próxima sexta-feira, à partir das 14 horas, na sede do Cedampo, na rua Nicolau Fragelli, 86, centro, próximo da antiga rodoviária.

Nos siga no Google Notícias