Enxurrada invade casas e moradores erguem barreira de terra no Octávio Pécora
Vizinhos relatam danos, muros derrubados e água na cintura enquanto cobram solução para drenagem
Moradores do Bairro Octávio Pécora, em Campo Grande, fecharam a Rua Crocoio com terra, na tarde desta quinta-feira (13), após uma enxurrada invadir casas, derrubar muros e causar prejuízos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A ação ocorreu por iniciativa de um grupo de moradores, que contratou o maquinário para erguer a barreira no ponto onde a água desce com mais força. O bloqueio foi feito por desespero, segundo os relatos, já que a água desce do Monte Castelo em direção ao bairro e encontra drenagem insuficiente.
- Leia Também
- Asfalto novo cede na Rua Urupês e enxurrada leva até o meio-fio no Noroeste
- Moradores dizem que já aguardavam nova enchente na José Barbosa Rodrigues
Sem se identificar, ma moradora de 55 anos diz temer impactos maiores após o bloqueio improvisado. “Eu acho que não deveria ter colocado aquela terra, porque se a água vem com força, vai descer tudo aqui. Vai prejudicar mais a gente, porque se tampa mais os bueiros, alaga tudo aqui”, completou.
Ela ainda afirmou que o fechamento da rua reflete a falta de respostas oficiais. “Eu acho que é o desespero, porque a gente vê essa água subindo e ninguém resolve nada. A solução seria virar uma rua sem saída e fazer um muro de contenção, porque a água desce inteira por aqui”, defendeu.
A professora Malilustre Glaucia, de 48 anos, contou que a enxurrada tomou a casa dela por volta das 14h30, enquanto ela estava fora. “Minha vizinha me ligou porque ouviu o barulho e eu vim correndo, mas já me deparei com a cena. Minha filha estava em casa, os vizinhos fizeram os primeiros socorros, salvaram minha cachorrinha e registraram tudo até eu conseguir chegar”, conta.
Já Rogério Natalino Moreira Marques, de 57 anos, relatou que enfrenta enchentes desde que se mudou para o bairro há seis anos. Ele contou que a enxurrada desta quinta-feira foi a pior. “Quando dá enchente, se eu não abrir a boca-de-lobo, entope e vai embora. É corriqueiro isso, mas desse jeito, com essa força, é a primeira vez. Alagou a casa inteira e agora estamos lavando tudo por dentro”, compartilha.
O morador contou que parte da estrutura da residência não resistiu. “Caiu meu muro, e caiu o muro do vizinho também, pois a água desce toda das partes mais altas e entra direto nesse trecho, que sempre enche", termina.
Conforme os moradores, a Rua Crocoio é o principal corredor da enxurrada no bairro e concentra os casos de alagamento mais graves. Eles afirmaram que a situação se repete há anos e que nunca receberam obras de drenagem capazes de impedir os prejuízos. Eles pedem intervenção imediata para evitar que novas chuvas coloquem famílias em risco.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



