ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Equipamento vai transformar leite materno em pó e melhorar armazenamento

Flávia Lima | 19/08/2015 12:22
Equipamento vai melhorar armazenamento de leite materno. (Foto:Divulgação)
Equipamento vai melhorar armazenamento de leite materno. (Foto:Divulgação)

Para melhorar a estrutura dos bancos de leite de Mato Grosso do Sul, a secretaria de Estado de Saúde anunciou a compra de um aparelho para transformar o estoque de leite materno em leite em pó. Chamado de liofilizador, o uso do equipamento é tema de diversas pesquisas que mostram nos seus resultados a importância deste método para melhorar as condições de armazenamento do leite materno sem que haja perdas dos nutrientes.

Segundo especialistas, o aparelho vai ajudar os bancos de leite a evitar qualquer tipo de perda. O processo de liofilização é mais favorável em relação a outras técnicas de conservação porque, durante análise, ficou comprovado que o processo manteve as proteínas, cálcios e demais componentes inalterados do leite materno em comparação aos valores do produto não liofilizados.

Para a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário, referência em Mato Grosso do Sul, Elisabete Kamiya, a aquisição do liofilizador vai melhorar muito o trabalho de armazenar o estoque do Estado. “Temos cinco bancos de leite no Estado, sendo quatro em Campo Grande e um em Dourados. A compra do liofilizador vai ajudar todos no que se refere a estocagem do produto”, disse Elisabete.

Além da compra do aparelho, o secretário de Saúde, Nelson Tavares também anunciou o convênio com os hospitais para o repasse semanal de 50 litros de combustível, que serão utilizados nas viaturas que fazem a coleta da doação do leite materno.

Além do HU, os demais hospitais que serão beneficiados com o equipamento são a Maternidade Cândido Mariano, Santa Casa da Capital, Hospital Evangélico e Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias