ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Escola estadual no São Conrado faz 27 anos e ganha reforma de presente

Nadyenka Castro | 22/03/2012 14:18

Funcionários e represente da Associação de Pais e Mestres aprovaram o trabalho

Entre outras melhorias, escola foi pintada, ganhou banheiros novos e cobertura na entrada. (Fotos: Edemir Rodrigues/ Divulgação)
Entre outras melhorias, escola foi pintada, ganhou banheiros novos e cobertura na entrada. (Fotos: Edemir Rodrigues/ Divulgação)

Ao completar 27 anos, a Escola Estadual Professora Élia França Cardoso, localizada no bairro São Conrado, em Campo Grande, está ‘de cara nova’. O governador André Puccinelli (PMDB) entregou nesta quinta-feira a reforma quase que total do local.

“Foi uma reforma quase que total. Nossa escola estava muito deteriorada com o tempo e desde que foi inaugurada, nunca tínhamos realizado uma pintura no prédio. Estou há 22 anos nesta escola, dos quais 11 à frente da direção, e nunca vi a escola tão bonita, com um aspecto tão bom, e tão acolhedora como esta agora”, disse Eliria Fátima Chaves de Oliveira, diretora da escola.

Elíria complementa: “As portas estavam caindo, os banheiros exalavam mau cheiro, existiam goteiras por todo lado e a parte elétrica estava muito danificada. Parece outra escola, sem dúvida”.

Foi realizada a pintura geral do prédio e dos muros, construída uma passarela coberta na entrada e ainda revisão nas instalações elétricas e hidráulicas nos banheiros masculino e feminino.

A reforma contou também com a construção de banheiros para acessibilidade a cadeirantes. A quadra de esportes teve mudanças e recebeu pintura nova. A escola recebeu 100% de investimentos do governo do Estado, no valor de R$ 148,3 mil.

O governador agradeceu o empenho da APM (Associação de Pais e Mestres), que acompanhou a condução da obra. “Esta obra foi realizada via convênio com a APM, que fiscalizou o andamento da reforma. Também agradeço a todo o magistério e aos administrativos da escola”.

A representante da APM acompanhou e presenciou diversos momentos da trajetória da escola. Rosa Maria Prata é avó da pequena Daniele, que cursa o primeiro ano, seus dois filhos estudaram na unidade e há 17 anos trabalha na escola. Para ela a melhoria veio em boa hora.

“Mudou totalmente. Estávamos esperando por esta reforma há muito tempo, sinto que estou entrando em outro local. Os banheiros tiveram as principais melhorias, agora nossas crianças têm mais conforto. Ficou chique”, disse Rosa Maria.

Governador entregou a reforma e deu conselhos aos alunos.
Governador entregou a reforma e deu conselhos aos alunos.

O aspecto de limpeza proporcionado pela reforma foi lembrado pela cozinheira Jandira Lopes Barrios.

“Vi esta escola crescer e há sete anos cozinho neste fogão. Tenho a sensação de estar em um local mais limpo e com muito mais higiene. Dá gosto fazer comida aqui. Nunca tinha visto a escola assim, ficou linda”, comentou Jandira.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Terezinha Soares Abdo, as melhoras físicas refletem diretamente no desempenho escolar dos alunos.

“A nossa expectativa foi superada. A escola está mais moderna e mais alegre. Isso implica diretamente na melhora da autoestima dos nossos alunos e na valorização da educação. As ações do governador têm nos auxiliado muito. Os kits escolares, os uniformes, a merenda de qualidade, os professores qualificados trazem melhora diretamente para o estudante”, conta a coordenadora.

André lembrou que as ações de melhoria da Rede Estadual começaram timidamente com o programa Escola para o Sucesso com a entrega de uniformes aos alunos, logo depois a melhoria se concretizou ainda mais com a entrega de kits escolares, e no ano passado o melhor aluno foi presenteado com um computador.

Para este ano a grande inovação é a premiação dos três primeiros colocados de cada turma. Serão entregues 4.910 tablets ao primeiro classificado, 4.910 netbooks ao segundo melhor aluno e 4.910 bicicletas para o terceiro colocado, totalizando 14.730 prêmios.

“Queremos ter a chance de premiar mais alunos que estão se esforçando a cada ano. Pode ocorrer de o aluno se destacar e conquistar o primeiro lugar em várias séries ao longo da vida escolar. Desta forma ele acaba ganhado todos os anos, com mais prêmios a outros colocados temos oportunidade de premiar mais alunos que também têm se esforçado”, disse o governador.

“A família tem razão quando faz os filhos estudarem. Não é muito fácil ir para frente sem estudo, hoje em dia em um mundo globalizado que tem computador, internet se não houver aprimoramento não será fácil arrumar um bom emprego. Cada vez mais precisamos conhecer as modernidades e por isso na nossa gestão priorizamos a segurança pública, a saúde e, principalmente, a educação. Onde se estuda precisa haver um ambiente propício ao aprendizado”, reforço Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias