ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Esperando mamografia, Sandra lembra câncer da mãe: "Tive que encarar"

Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão oferece 80 senhas para exame de prevenção ao câncer de mama

Izabela Cavalcanti e Cleber Gellio | 05/10/2022 09:29
Sandra aguardando para fazer exame de mamografia (Foto: Cleber Gellio)
Sandra aguardando para fazer exame de mamografia (Foto: Cleber Gellio)

"Tive que encarar junto com minha mãe, que passou pelo tratamento. Ela é uma mulher muito forte", lembra Sandra Salino, de 42 anos, enquanto aguardava para fazer exame de mamografia no Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, na manhã desta quarta-feira (5).

Em alusão a Campanha Outubro Rosa, no local está sendo distribuída 80 senhas para prevenção da doença em mulheres de 40 a 65 anos. As mulheres interessadas podem ir ao hospital, na Rua Marechal Rondon, n° 1053, das 06h às 17h, por ordem de chegada. É necessário levar RG, CPF e cartão do SUS.

Sandra morava em Ribas do Rio Pardo, e a mãe, Delfina Ramos, 63 anos, em Coxim, mas a descoberta do câncer de mama fez as duas se reencontrarem. Há 2 anos, elas precisaram se mudar para Campo Grande para começar uma longa jornada: o tratamento contra a doença. A mãe teve que remover a mama esquerda.

Já o pai perdeu a vida por um câncer de garganta. As histórias acendem um alerta, já que a possibilidade de ser hereditário, é grande.

“A minha mãe agora está bem, inclusive ela já voltou para Coxim e eu fiquei. Estou tranquila, tem que fazer o quanto antes”, alerta.

Elisabete Tokunaga, de 50 anos, é uma seguidora assídua da campanha. “Desde que começou a campanha no hospital, há 5 anos, eu participo”, conta.

Mesmo com a possibilidade de se tocar, ela acredita que o exame clínico é indispensável. “Eu acredito que o exame clínico é mais preciso e o mais recomendado. Se você entende bem o seu corpo até pode detectar algo pelo toque, mas não substitui o exame e a consulta clínica”, orienta.

Marisa Veiga de Araújo, de 61 anos, diz que está com os exames sempre em dia. Em 2014, ela descobriu um nódulo benigno. “Não pode bobear não. Tem oferta de exames e tem que se cuidar”.

Mulher faz exame de mamografia, no Hospital de Câncer Alfredo Abraão (Foto: Cleber Gellio)
Mulher faz exame de mamografia, no Hospital de Câncer Alfredo Abraão (Foto: Cleber Gellio)

Campanha – A FCPMS (Fundação Carmem Prudente de MS) - Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, iniciaram, ontem (4), a Campanha Outubro Rosa 2022.

Com apoio da carreta do Sesc Mulher e das Secretarias de Saúde do Município e do Estado, serão ofertados gratuitamente o exame de mamografia, entre os dias 5 e 31 de outubro, exceto feriados.

Nos siga no Google Notícias