ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Estado de falência da Homex barra acordos com compradores, diz administradora

Capital Administradora informou que, junto com a Caixa, atua para liberar o Habite-se dos imóveis; banco estaria negociando refinanciamentos

Humberto Marques | 04/04/2018 17:09
Parte dos imóveis da Homex que não foi concluída foi invadida. (Foto: Saul Schramm)
Parte dos imóveis da Homex que não foi concluída foi invadida. (Foto: Saul Schramm)

Clientes da construtora Homex não terão condições de fechar acordos com a empresa visando a indenizações pela aquisição de imóveis no projeto Varandas do Campo, em Campo Grande, devido ao estado de falência da empresa. A informação é da Capital Administradora Judicial, nomeada para gerir a massa falida da empresa mexicana, ao comentar as ações movidas por clientes da Homex por conta de uma série de problemas envolvendo os apartamentos negociados na região do Jardim Centro-Oeste.

Em nota à redação, a administradora informou que a maioria das ações trata de pedidos de indenizações por dano moral, principalmente pela demora na entrega das chaves e do Habite-se, este emitido pela Prefeitura de Campo Grande. “Esta demora ocorreu em razão da decretação de falência da empresa Homex, que teve todas as atividades paralisadas”, destaca o comunicado.

A fim de resolver o impasse, a Capital Administradora Judicial informou que, em conjunto com a Caixa Econômica Federal –financiadora do projeto– solicitaram à Justiça Federal autorização para regularizar os imóveis por meio de alvarás da prefeitura, para expedição do Habite-se.

“A CEF está fazendo acordos nessas ações, oferecendo refinanciamento, para não ter que pagar indenização, porém, a empresa Homex não pode fazer acordo por conta do estado de falência”, finaliza a nota.

“Pesadelo” – Reportagem do Campo Grande News veiculada nesta quarta-feira aborda ações movidas na Justiça Federal cobrando indenizações milionárias aos clientes da construtora mexicana. Apenas o advogado Thiago Possiede Araújo informou ter impetrado 13 ações judiciais solicitando ressarcimentos na ordem de R$ 100 mil.

Imóveis construídos no Paulo Coelho Machado acumulam reclamações de moradores. (Foto: João Garrigó/Arquivo)
Imóveis construídos no Paulo Coelho Machado acumulam reclamações de moradores. (Foto: João Garrigó/Arquivo)

Segundo Araújo, cabia à Caixa o papel de fiscalizar a construção dos cerca de três mil apartamentos anunciados pela Homex em Campo Grande, dos quais cerca de um terço foi efetivamente concluído. Contudo, o banco apenas teria repassado recursos para as obras. “A pessoa foi lá, comprou um sonho, mas recebeu um pesadelo”, disse o advogado.

As ações incluem indenizações por dano moral, negativação indevida do nome do consumidor, abandono de projeto de urbanização e custos com aluguéis. Em breve, outras 12 ações devem ser impetradas –até aqui, a Caixa não ofereceu propostas.

Apresentado em 2011, o projeto da Homex previa, literalmente, o surgimento de um bairro na região do Paulo Coelho Machado, no Jardim Centro-Oeste. Além dos apartamentos, uma creche e uma escola –que acabou assumida pela prefeitura e concluída apenas neste ano– faria parte do projeto.

No entanto, com a falência da Homex, apenas parte dos imóveis foi entregue. Alguns imóveis tiveram a conclusão bancada com a garantia de construção, sendo contratada outra empresa para seu término. E, entre os atuais moradores, queixas sobre problemas estruturais como infiltrações são frequentes.

Invasão – Parte dos imóveis que não foram concluídos acabou invadida, o mesmo ocorrendo com a área reservada para o restante do projeto da Homex –hoje convertido em uma favela com centenas de moradores.

Decisão judicial pela reintegração de posse da área foi emitida, mas acabou suspensa. Em março, o juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 3ª Vara Cível, questionou a prefeitura sobre a possibilidade de compra da área –que chegou a ser listada pra leilão, com avaliação de R$ 33,1 milhões.

Nos siga no Google Notícias