A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

11/12/2012 13:11

Estudante da Capital supera 2 mil alunos de vários estados e vence prêmio

Helton Verão
Igor junto de sua orientadora celebra a conquista (Foto: Divulgação)Igor junto de sua orientadora celebra a conquista (Foto: Divulgação)

Um aluno de 13 anos da Capital foi o vencedor do prêmio "Desafio Energia + Limpa", que escolheu entre dez estados, mais o Distrito Federal a melhor atividade relacionada ao conteúdo de fontes de energia, focando no uso de fontes renováveis.

Igor Palhano de Andrade, estudante do 8º ano da Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira fez um texto abordando o aproveitamento do lixo como fonte de energia e o impacto ambiental e social dessa ação.

“Foi uma experiência maneira. Receber um prêmio desse é muito gratificante, sem contar o conhecimento que adquiri com o trabalho”, comenta Igor.

O estudante foi amparado pela professora de ciências da escola, Karina Roberta Baseggio, que acompanhou durante os meses de setembro e outubro apresentações audiovisuais aos alunos, dando sugestões e ideias para enriquecer as produções.

“Para Mato Grosso do Sul é muito importante essa representatividade, pois somos responsáveis pela geração de cerca de 70 mil empregos diretos e indiretos, e conscientizar desde cedo essa geração sobre a importância do setor no local onde residem é uma ação de grande peso, principalmente para o futuro energético do Estado e do País, pois são eles que irão buscar outras fontes de energia respeitando as necessidades da região onde vivem e tomar as decisões futuras”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS - Biosul, Roberto Hollanda Filho.

A outra aluna foi Inara Cristaldo Rocha da Silva, estudante de 14 anos do 9º ano da Escola Estadual Coronel Juvêncio, em Jardim. Ambos estudantes concorreram com cerca de 2 mil inscritos e a ação durou quatro meses com trabalho em sala de aula, por meio de um kit educacional do Desafio - distribuído em 14 mil escolas participantes de MS, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Para determinar os trabalhos vencedores, foi composto um júri final com a gerente de Comunicação da FMC, Fernanda Teixeira; o presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina; o técnico de Projetos Pedagógicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Hamilton de Souza; o coordenador de Infraestrutura da Organização Não-Governamental WWF-Brasil, Pedro Bara Neto; e o professor de Geografia e coordenador da Comissão, Gilberto Pamplona.

Cada aluno foi contemplado com um tablet, enquanto os professores que orientaram os trabalhos nas salas de aulas receberam computadores do tipo notebook. As escolas em que os alunos e professores premiados desenvolveram seus trabalhos foram contempladas com projetores multimídia.

Homem de 30 anos é esfaqueado e fica em estado grave
Bartolomeu Gomes de Araújo Barbosa, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido a golpes de faca no abdômen, na noite de ontem (12), na Rua Bo...
Após documento vazar, Sesau diz que hemogramas não foram suspensos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os hemogramas continuam sendo feitos na rede pública de saúde de Campo Grande. A informação inici...


Parabéns ao aluno merecedor. Entretanto, o Estado deveria em seu papel institucional aproveitar estes alunos com potencial desenvolvedor e acolher em centros de desenvolvimento de pesquisa, concomitantemente com seus estudos de formação academica e aproveitar todo o potencial intelectual que tem para oferecer, em troca de uma remuneração digna que o faça se sentir motivado a continuar na carreira científica. Assim, dentro de muito pouco tempo teremos realmente uma potência tecnologica. Muitos destes pequenos genios ficam pelo caminho pela pura falta de oportunidade e incentivo.
 
CLAUDIO MOREIRA em 11/12/2012 14:01:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions