ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Estudantes Indígenas discutem importância da inserção no ensino superior

Alan Diógenes e Filipe Prado | 04/08/2014 21:00
Auditório da UCDB onde o evento foi realizado ficou lotado de estudantes indígenas. (Foto: Marcelo Victor)
Auditório da UCDB onde o evento foi realizado ficou lotado de estudantes indígenas. (Foto: Marcelo Victor)

Começou na noite desta segunda-feira (4) o 2º Enei (Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas), na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, que termina no dia 7 deste mês. O objetivo do evento é discutir a importância dos índios no ensino superior.

De acordo com uma dos organizadores do evento, Simone Amago, atualmente existe cerca de 900 indígenas inseridos nas universidades de Mato Grosso do Sul. “Houve um crescimento no número de estudantes indígenas nas faculdades, por que eles saem da aldeia em busca de conhecimento, que após o término do curso será levado para a comunidade. É uma junção de universidade e aldeia que enriquece a cultura indígena”, comentou.

O estudante indígena Adriano Boro, de 29 anos, veio do Estado de Mato Grosso, onde faz o curso de Direito na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) apenas para participar do encontro. Para ele, estar no ensino superior é importante para desenvolver a cultura indígena. “Na faculdade, o índio mostra a cultura dele para as pessoas e reforça a cultura indígena. É fora da aldeia que damos valor na cultura indígena”, mencionou.

O índio Terena, Dione Alcântara Batista, 25, faz o curso de Ciências Biológicas na UCDB e faz parte da Rede Saber, grupo de estudantes indígenas da universidade. Ele falou que na faculdade ele aprende a técnica da profissão e depois coloca em pratica o que aprendeu na aldeia. “É importante o jovem se graduar, por que a aldeia vai ficar cheia de profissionais. Desta forma não vamos mais depender dos outros de fora para suprir as necessidades da comunidade”, finalizou.

A abertura do encontro contou com a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, da secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade de Inclusão, Macaé Maria Evaristo, e da representante da Comissão Organizadora, Simone Eloy Terena. A presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Maria Augusta Boulitreau Assirat também estava entre os convidados, mas não compareceu ao evento.

Nos siga no Google Notícias