A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

04/08/2014 21:00

Estudantes Indígenas discutem importância da inserção no ensino superior

Alan Diógenes e Filipe Prado
Auditório da UCDB onde o evento foi realizado ficou lotado de estudantes indígenas. (Foto: Marcelo Victor)Auditório da UCDB onde o evento foi realizado ficou lotado de estudantes indígenas. (Foto: Marcelo Victor)

Começou na noite desta segunda-feira (4) o 2º Enei (Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas), na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, que termina no dia 7 deste mês. O objetivo do evento é discutir a importância dos índios no ensino superior.

De acordo com uma dos organizadores do evento, Simone Amago, atualmente existe cerca de 900 indígenas inseridos nas universidades de Mato Grosso do Sul. “Houve um crescimento no número de estudantes indígenas nas faculdades, por que eles saem da aldeia em busca de conhecimento, que após o término do curso será levado para a comunidade. É uma junção de universidade e aldeia que enriquece a cultura indígena”, comentou.

O estudante indígena Adriano Boro, de 29 anos, veio do Estado de Mato Grosso, onde faz o curso de Direito na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) apenas para participar do encontro. Para ele, estar no ensino superior é importante para desenvolver a cultura indígena. “Na faculdade, o índio mostra a cultura dele para as pessoas e reforça a cultura indígena. É fora da aldeia que damos valor na cultura indígena”, mencionou.

O índio Terena, Dione Alcântara Batista, 25, faz o curso de Ciências Biológicas na UCDB e faz parte da Rede Saber, grupo de estudantes indígenas da universidade. Ele falou que na faculdade ele aprende a técnica da profissão e depois coloca em pratica o que aprendeu na aldeia. “É importante o jovem se graduar, por que a aldeia vai ficar cheia de profissionais. Desta forma não vamos mais depender dos outros de fora para suprir as necessidades da comunidade”, finalizou.

A abertura do encontro contou com a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, da secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade de Inclusão, Macaé Maria Evaristo, e da representante da Comissão Organizadora, Simone Eloy Terena. A presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Maria Augusta Boulitreau Assirat também estava entre os convidados, mas não compareceu ao evento.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions