ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Estudo avalia funcionamento da DEPCA aos fins de semana e feriados

Adriano Fernandes | 12/11/2021 23:15
Reunião entre representantes da defensoria e secretário da Sejusp, nesta semana. (Foto: Defensoria Pública de MS) 
Reunião entre representantes da defensoria e secretário da Sejusp, nesta semana. (Foto: Defensoria Pública de MS)

A pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), iniciou estudo de viabilidade para que a DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Campo Grande, passe a funcionar também aos finais de semana e feriados.

A proposta surge em resposta ao aumento considerável no número de denúncias de atos de violência contra crianças e adolescentes, durante a pandemia. O principal objetivo da medida é dar continuidade ao atendimento especializado que já é realizado pela delegacia durante a semana.

“É imperioso que a vítima de violência, criança ou adolescente, encontre na Delegacia de Polícia, local de primeiro contato com a força pública, um ambiente seguro para a escuta qualificada e a tomada das medidas urgentes de proteção elencadas na lei”, destacou a defensora-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.

As primeiras considerações sobre a proposta foram apresentadas nesta semana durante um encontro realizado entre a defensora, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira; as coordenadoras do Nudem e Nudeca, Thais Dominato e Débora Maria Paulino; e o coordenador do Nuspen, Cahuê Duarte e Urdiales.

Diante da sugestão osecretário de Estado confirmou que a proposta “é uma importante iniciativa no contexto de proteção à criança e ao adolescente, sendo a DEPCA um elo da rede de proteção formada em torno do público-alvo”, comentou.

Na reunião, foram discutidos, ainda, questões sobre o sistema penitenciário de Maracaju e da Gameleira Regime Fechado na Capital, e também sobre a ampliação da Sala Rosa no Estado, espaço humanizado destinado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica nas delegacias.


Nos siga no Google Notícias