ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Evento incentiva jovens a soltar pipa em parques para evitar acidentes

Helton Verão | 07/09/2012 13:06

No último domingo um jovem teve o pescoço cortado por linha com cerol

Parque recebeu cerca de 100 pessoas, sorteou pipas e entregou troféus e medalhas (Foto: Helton Verão)
Parque recebeu cerca de 100 pessoas, sorteou pipas e entregou troféus e medalhas (Foto: Helton Verão)

Uma criança soltando sua pipa pode soar como algo inocente e que não faz mal a ninguém. Mas, os riscos que uma brincadeira podem causar são graves, principalmente a motociclistas e pedestres. Mesmo que não tenha cerol, a linha pode cortar a pele e causar acidentes.

Visando prevenir e conscientizar, crianças e jovens, um evento na manhã desta sexta-feira (7), no Parque Jacques da Luz recomendou formas de brincar com a pipa sem levar perigos a terceiros.

Promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança das Moreninhas, Policias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, o 1º Torneio de Pipas “Não ao Cerol” sorteou muitas pipas e realizou palestras, premiações e brincadeiras com pais, filhos e avós que compareceram ao evento.

“Queremos conscientizar os perigos que a pipa mesmo sem o cerol pode causar, então soltar em ruas de bairros e de muito movimento não é recomendado, estamos incentivando as crianças virem aos parques”, recomenda o investigador da Polícia Civil, Francisco de Melo.

O investigador também ressaltou a aproximação da população com a Polícia Comunitária, e que os parques quando não tem a presença dos cidadãos, recebe usuários de drogas.

O comerciante Luis Marques tem levado seus três filhos todos os finais de semana ao Jacques da Luz. Quando questionado sobre soltar pipa na rua, ele antecipa e responde: “Na rua não! É perigoso, nunca deixei eles brincarem com pipa em outro lugar que não seja no parque”.

Com as filhas Laís e Erica, de 11 e 8 anos, respectivamente, e o garotinho Pedro de apenas cinco anos, Marques diz que os filho ficam ansiosos pelo final de semana para brincar com a pipa.

Segundo informações dos policiais, cerca de 70 pessoas soltaram pipa hoje pela manhã no evento e foram sorteadas 40 modelos. Também teve a distribuição de medalhas e troféus para a pipa que voar mais alto, a mais bonita e a criança mais nova a soltar.

Rafael sofreu corte profundo no pescoço no último domingo (2) (Foto: Pedro Peralta)
Rafael sofreu corte profundo no pescoço no último domingo (2) (Foto: Pedro Peralta)

Caso grave - No último domingo (2) o vendedor Rafael Tambosi, de 24 anos, foi ferido por uma linha com cerol na avenida Ernesto Giesel, em frente ao Norte Sul Plaza. O corte foi profundo, mas o jovem já está melhor hoje.

A vítima ressaltou que seu caso não foi pior, pois estava em baixa velocidade. “Estava andando por volta dos 25 km/h, se estivesse um pouco mais rápido não estaria aqui nem para contar história”, conta Tambosi.

Agora o vendedor promete não voltar a pilotar enquanto não instalar a “Antena Anti Linha”, um acessório que se transformou em solução na prevenção de motociclistas em todo Brasil. Quem estava soltando a pipa que feriu o vendedor não foi identificado.

Após o ocorrido o irmão da vítima, Márcio Tambosi, de 38 anos, iniciou campanha nas redes sociais. “Filmei o que aconteceu com meu irmão e coloquei o vídeo na internet, é um caso grave que precisa começar ter um cuidado maior, não temos nenhum tipo de fiscalização para ocorrências do tipo. Por 2 milímetros não perdi meu irmão”, indaga Márcio.

O vídeo teve mais de 1200 acessos nos dois primeiros dias e os irmãos Tambosi prometem levar a campanha à frente até que uma medida nas leis municipais seja tomada.

Segundo o investigador da Polícia Civil, a dificuldade é em localizar quem fere ou solta a pipa com cerol, pois dificilmente ela se apresentaria espontaneamente.

Os casos de uso de pipa com cerol devem ser denunciados ao 190, para que as providencias sejam tomadas. Caso os infratores sejam crianças menores de 12 anos são encaminhadas ao Conselho Tutelar. Se adolescentes até 18 anos, a delegacia da Deaij (Delegacia Especializada no Atendimento À Infância e Juventude).

Nos siga no Google Notícias