De goleiro “europeu” a ex-Flamengo, Operário apresenta elenco para a temporada
Ao todo, 22 jogadores irão defender o Galo no próximo ano, reunindo atletas experientes e jovens promessas

O Operário Futebol Clube apresentou o elenco que disputará a temporada 2026. Ao longo da semana, o clube anunciou os nomes de 22 jogadores que irão defender o Galo no próximo ano, reunindo atletas experientes e jovens promessas em meio a um processo de reestruturação que inclui o encaminhamento para a transformação em SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Operário Futebol Clube apresentou o elenco para a temporada 2026, mesclando experiência e juventude em um momento de reestruturação que inclui a transição para uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Entre os destaques estão o volante Jonas, com passagens por Flamengo e Bahia, o goleiro Lucas Covolan, que retorna ao Brasil após 11 anos no exterior, e o meia Matheus Galdezani, com histórico em clubes tradicionais. O técnico Paulo Massaro assume o comando, buscando liderar um novo ciclo esportivo. O elenco, com 22 jogadores, conta com nomes experientes e jovens promessas em todos os setores. Covolan, por exemplo, teve uma trajetória internacional marcante, incluindo uma campanha histórica na Copa da Inglaterra. O clube também reforçou o meio-campo com Galdezani e o volante Jonas, que acumula passagens por times nacionais e internacionais. Com o grupo definido, o Operário mira competições como o Campeonato Sul-Mato-Grossense, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.
Entre os principais destaques do grupo estão o volante Jonas, com passagens por Flamengo e Bahia, o goleiro Lucas Covolan, que retorna ao futebol brasileiro após mais de uma década atuando no exterior, e o meia Matheus Galdezani, jogador com histórico consistente nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro por clubes tradicionais do país.
- Leia Também
- Decisivo na final, Marcênio se torna bicampeão nacional de futsal no Jaraguá
- Operário SAF anuncia contratação do volante Jonas ex-Flamengo e Bahia
O elenco apresentado conta com opções em todos os setores do campo e o técnico Paulo Massaro (43 anos) comandará o time. O treinador já passou por clubes como CRAC (Clube Recreativo e Atlético Catalano), de Goiás, e o Confiança, de Sergipe, e chega com a missão de conduzir o Operário em um novo ciclo esportivo.
Um dos nomes que chama atenção no elenco é o goleiro Lucas Covolan, de 34 anos. Natural de Curitiba, ele é formado nas categorias de base do Vasco e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. No futebol profissional, atuou por Athletico-PR e Rio Branco-AC antes de iniciar uma longa trajetória internacional. Covolan passou pelo Atlético Rafal, da Espanha, e por diversos clubes das divisões inferiores da Inglaterra.

Em 2023, o goleiro defendeu o Maidstone e fez história ao eliminar o Ipswich Town, então integrante da Premier League, em uma campanha memorável na Copa da Inglaterra, onde o clube Maidstone, da sexta divisão, passou de cinco fases mata-mata da tradicional competição inglesa.
Nesta temporada, ele estava no Wealdstone, da quinta divisão inglesa, e agora retorna ao Brasil após 11 anos atuando fora do país.
No meio-campo, o Operário também aposta na experiência de Matheus Galdezani, de 33 anos, que chega após passagem pelo Concórdia (SC).

O jogador ganhou projeção nacional no CRB, onde foi campeão alagoano em 2016. O desempenho levou o meia a ser contratado pelo Coritiba, onde também conquistou o Campeonato Paranaense de 2017.
A partir de 2018, disputou a Série A do Brasileirão por Atlético Mineiro, Bahia e Coritiba. Em 2021, emprestado ao Bahia, levantou o troféu da Copa do Nordeste.
Volante Jonas - A principal contratação anunciada pelo Operário é a do volante Jonas Gomes de Sousa, de 34 anos. O jogador foi confirmado na tarde desta quarta-feira (10) e chega ao clube após disputar a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Retrô, de Pernambuco, equipe pela qual integrou o elenco campeão da Série D em 2024.
Jonas teve duas passagens pelo Clube de Regatas do Flamengo: a primeira em 2015, aos 23 anos, e a segunda em 2018, temporada em que o Rubro-Negro foi vice-campeão brasileiro.
Pelo Bahia, o volante conquistou a Copa do Nordeste em 2021 jogando junto com Matheus Galdezani, além de disputar partidas do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. O atleta também acumulou experiências internacionais, defendendo o Al-Ittihad Jeddah, da Arábia Saudita, e o Dinamo Zagreb, da Croácia.
Além dos destaques, o Operário confirmou a contratação dos seguintes atletas: Luisinho (atacante, 34 anos), Eduardo Tanque (atacante, 23), Danilinho (atacante, 22), Robinho (atacante, 22), Léo Fenga (atacante, 23), Wilsinho (meia, 26), Lauder (meia, 29), Leylon (volante, 31), Carlos Miguel (volante, 20), Cauã Godoy (volante, 20), Zé Vitor (volante, 23), Titi (zagueiro, 23), Gabriel Teixeira (zagueiro, 23), Guilherme Teixeira (zagueiro, 33), Mateus Petri (lateral esquerdo, 23), Reinaldo (lateral esquerdo, 27), Einstein (lateral direito, 24), Gabriel Biteco (lateral direito, 24), Mayson (goleiro, 24) e Lucas Covolan (goleiro, 34).
Com o elenco definido e comando técnico confirmado, o Operário inicia a preparação visando uma temporada de 2026 marcada por renovação, ambição e expectativa de bons resultados dentro e fora de campo.
No ano que vem o Galo terá pela frente a disputa do Estadual Sul-Mato-Grossense, Copa do Brasil, Copa Centro-Oeste e Campeonato Brasileiro da Série D.


