A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

06/09/2017 16:37

Expectativa é de que 15 mil pessoas assistam desfile da Independência

Evento começa às 8h45 desta quinta-feira, na Rua 14 de julho, Centro da Capital

Luana Rodrigues
Desfile cívico de 7 de setembro de 2016. (Foto: Marcos Ermínio)Desfile cívico de 7 de setembro de 2016. (Foto: Marcos Ermínio)

O tradicional desfile cívico de 7 de setembro, que este ano será em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil, contará com mais de cinco mil participantes em Campo Grande. A expectativa é de que o evento seja assistido por mais de 15 mil pessoas.

Conforme o CMO (Comando Militar do Oeste), a solenidade de abertura está marcada para às 8h45, em frente ao palanque das autoridades, no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena.

O primeiro ato do evento será o acendimento da pira com a chama da pátria, que simboliza o calor patriótico do povo brasileiro. O desfile propriamente dito só começa às 9h15, na Rua 14 de Julho, com início no cruzamento com a Rua Dom Aquino e encerramento na Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Irão participar escolas, associações e militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e Órgãos de Segurança Pública, entre outras instituições, cujo número exato não foi divulgado, mas a expectativa é de que, ao todo, sejam cerca de cinco mil participantes.

A Força Terrestre, representada pelo Comando Militar do Oeste, contará com grupamentos escolares de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e de alunos do Colégio Militar de Campo Grande. Desfilam ainda os ex-combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e representantes das Organizações Militares do CMO.

No desfile motorizado, serão apresentadas viaturas utilizadas pelo Exército, com destaque para o carro de combate M-60A3TTS, que tem cerca de 52 toneladas e a viatura blindada de transporte de pessoal ‘Guarani’, a mais moderna viatura blindada sobre rodas em utilização no Exército.

Assistência - A previsão climática para todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira é de muito calor, predomínio do sol, baixa umidade do ar e a persistência da estiagem. Por isso, conforme a organização do desfile, haverá água para participantes e o público, além da presença de ambulâncias para prestar atendimento, caso alguém se sinta mal devido ao sol forte e calor.

Interdições - Os motoristas e condutores de veículos que utilizam as vias do centro de Campo Grande para locomoção precisam ficar atentos desde esta quarta-feira (6), quando começam as interdições para o desfile.

De acordo com a organização do desfile, às 16h, começa a interdição na Avenida Afonso Pena (sentido Bairro/Centro), entre a Avenida Calógeras e a Rua 13 de Maio. Nas demais ruas adjacentes, o bloqueio será feito no final da noite. O fechamento das vias deve-se à montagem das estruturas e à demarcação da concentração de militares e estudantes que participarão do desfile cívico-militar.

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), alguns pontos de ônibus da Avenida Afonso Pena e da praça Ary Coelho serão trocados de lugar, bem como algumas linhas dos circulares terão alteração.

Os agentes de trânsito alertam que as faixas de estacionamento também serão interditadas, por isso, devem ser desocupadas até às 16h. A segunda fase da interdição será às 19h com o fechamento do trecho da rua 14 de Julho (entre 15 de Novembro e Dom Aquino), onde serão montadas as arquibancadas.

Na quinta-feira (7) pela manhã, estarão bloqueadas as vias transversais: Antônio Maria Coelho, Maracaju, Cândido Mariano, Dom Aquino e Barão do Rio Branco, no trecho entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa da Costa, a partir da avenida Calógeras até a rua 13 de Maio. Nesses locais, as instituições se concentrarão antes do desfile.

Alunos de escola estadual plantarão 50 mudas de Ipês nesta quinta-feira
Comemorado nesta quinta-feira (21), o Dia da Árvore será marcado pelo plantio de 50 mudas de Ipês por cerca de 200 alunos da Escola Estadual, no Conj...
Caminhoneiros poderão fazer "check up" de graça amanhã na BR-163
Caminhoneiros que trafegarem pela BR-163, em Campo Grande poderão fazer um check up para saber como anda a sua saúde, gratuitamente, nesta quinta-fei...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions