ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Exposição mostra invenções de adolescentes produzidas com lixo eletrônico

Flávio Paes | 26/11/2015 23:40
Jovens criaram produtos inovadores a partir do lixo eletrônico (Foto:Divulgação)
Jovens criaram produtos inovadores a partir do lixo eletrônico (Foto:Divulgação)

O Instituto Mirim de Campo Grande promove amanhã (27) a 3ª Feira do Empreendedor Mirim, que terá exposição de empresas e produtos desenvolvidos por mais de 600 adolescentes, com foco na tecnologia e sustentabilidade ambiental. O evento ocorrerá na Unidade Centro do instituto, a partir das 9 horas. Para entrar na feira, o visitante deve levar um brinquedo para a Campanha de Arrecadação do Natal 2015, promovida pelo FAC (Fundo de Apoio à Comunidade).

Os adolescentes prepararam 38 trabalhos, entre móveis e equipamentos. São produtos inovadores, feitos a partir de lixo eletrônico e móveis usados, que vão surpreender a todos. Para essa tarefa, os mirins contaram com apoio dos professores, mas com liberdade total para expor a sua criatividade e inovar. Serão premiados os três melhores trabalhos. Os prêmios serão revelados no ato da entrega.

Os mirins receberam noções de empreendedorismo para transformar uma ideia em um negócio de sucesso. Segundo a presidente do Instituto Mirim e primeira-dama de Campo Grande, Mirian Gonçalves, a terceira edição da feira foi pensada para envolver alunos e professores em um trabalho interdisciplinar, ou seja, reuniu todos os professores e habilidades desenvolvidas ao longo do ano em atividades desafiadoras.

Os jurados que avaliarão os trabalhos são o gestor de projetos da empresa Júnior Achievement, Gustavo Lourenço; o jornalista e presidente do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima e o técnico em Educação Ambiental da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Osmar Martins.

Produtos

Os mirins vão apresentar suas empresas e vender, simbolicamente, os produtos que criaram. Entre eles, há uma mini geladeira; um videogame com software livre, feito com peças de vários computadores e ainda uma treliça inteligente com três lugares, que tem som, wi-fi e carrega celular.

Foi desenvolvido ainda um mini liquidificador, totalmente feito pelos mirins, com um motorzinho que tem peças de leitor de CD e DVD e um copo de 500 ml. “A ideia dos alunos foi fazer um liquidificador portátil, que pode ser levado para a escola ou trabalho e a pessoa possa bater ali mesmo e tomar um suco fresquinho”, contou a professora que auxiliou a turma, Rosimeire da Gama, Darui.

Nos siga no Google Notícias