ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Falta de medicamentos na rede pública põe tratamentos psiquiátricos em risco

Prefeitura diz que em geral, farmácias estão com 15% de desabastecimento

Marta Ferreira e Ana Beatriz Rodrigues | 09/04/2021 16:11
Caps da Vila Margarida, onde reportegem confirmou falta de produtos farmacêuticos para tratamentos psiquiátricos. (Foto: Paulo Francis)
Caps da Vila Margarida, onde reportegem confirmou falta de produtos farmacêuticos para tratamentos psiquiátricos. (Foto: Paulo Francis)

Tem sido rotina ouvir relatos de piora das doenças “da cabeça” durante a pandemia de covid-19. Pois para quem depende do serviço público para manter em dia o tratamento psiquiátrico está enfrentando ainda mais dificuldades, com a falta de medicações básicas nas farmácias dos Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) da rede pública.

Segundo a reportagem do Campo Grande News identificou, nos seis Caps existentes estão em falta pelo menos meia duzia de produtos farmacêuticos que, para quem toma, são a diferença entre estar bem e ter uma crise, seja de ansiedade ou até um surto psicótico, de consequências impossíveis de prever.

Nos últimos tempos, já foram notícia efeitos trágicos de medicações interrompidas, como o rapaz que foi acorrentado em casa para não fugir ou o esquizofrênico que cometeu assassinato durante crise.

Com a receita em mãos, Helena mais uma vez não conseguiu encontrar o medicamento na farmácia da unidade de saúde mental. (Foto: Paulo Francis)
Com a receita em mãos, Helena mais uma vez não conseguiu encontrar o medicamento na farmácia da unidade de saúde mental. (Foto: Paulo Francis)

Na quarta-feira (8), no Centro de Atendimento Psicossocial) da Vila Margarida, a aposentada Helena Marcina França Leite, 73 anos, viveu mais uma tentativa frustrada de encontrar o fármaco usado pelo marido dela, a amitriptilina.

Faz uns 3 meses que estou atrás do remédio e não acho para o meu esposo da outra vez cansamos de procurar e acabei comprando na farmácia", contou. Ela é moradora na região e diz que quando precisa, vai em todas as unidades próximas para tentar conseguir.

Amitriptilina é um antidepressivo. A interrupção do uso favorece ocorrência de recaídas da depressão, segundo a consulta feita pela reportagem ao psiquiatra Adriano Bernardi do Prado.

Outros dois produtos em falta, o carbonato de lítio e o ácido valproico, são estabilizadores de humor, de uso contínuo para prevenir crises de transtorno bipolar e alterações de comportamento em alguns tipos de psicoses.

Carbamazepina e fenitoína, mais dois remédios não disponíveis nas farmácias dos Caps, são usados pessoas diagnosticadas com epilepsia. Atuam, ainda, como estabilizadores de humor.

Nesse caso, se o paciente para de tomar, pode ter crises de convulsão.

"Como são preventivas, as doses devem ser tomadas mesmo que o paciente esteja bem", alerta o profissional da Medicina.

Também foi descoberto que a rede sem nitrazepam, receitado para ansiedade e, por último, não está sendo entregue o Clopixol. Esse último fármaco é para tratamento de psicoses. Parar a ingestão significa risco de surtos e recaídas no mal psiquiátrico.

 Explicação - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), informou que o estoque de medicamentos está defasado, em geral, em 15%.

 “Podem ocorrer faltas pontuais por diversos fatores, sendo a indisponibilidade de entrega por ausência de matéria prima ou entraves relacionados à aquisição, o problema mais comum”, informou o órgão.

Segundo a resposta, no caso da Carbamazepina, o processo de aquisição está em fase final.  “Deve ser regularizado em breve”, assim como os demais medicamentos citados”, informa a nota.

“A Sesau reforça que mantém abertos seus canais para atendimento aos usuários e se coloca à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas em relação ao acesso à assistência necessária”, encerra a Secretaria.

 Serviço: A Ouvidoria-Geral de Campo Grande, que recebe queixas do cidadão, tem os seguintes  canais de atendimento:

Chat: www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria
Fale Conosco: http://www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria/fale-conosco/
Telefone: 3314-4639
E-mail: ouvidoriageral@cgm.campogrande.ms.gov.br
 Presencialmente: Avenida Afonso Pena, 3297 – Centro.

Nos siga no Google Notícias