ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Falta de pediatras em maternidade das Moreninhas preocupa gestantes

João Humberto e Guilherme Henri | 28/05/2016 17:55
Maternidade das Moreninhas fica num prédio em anexo à UPA do bairro. Hoje, não havia pediatras em nenhum dos locais (Foto: Marcos Ermínio)
Maternidade das Moreninhas fica num prédio em anexo à UPA do bairro. Hoje, não havia pediatras em nenhum dos locais (Foto: Marcos Ermínio)

As gestantes que moram na região das Moreninhas e foram neste sábado (28) até a maternidade do bairro, anexada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) local, não encontraram pediatras para receber atendimento. Uma funcionária que trabalha no lugar informou ao Campo Grande News que hoje, excepcionalmente, nenhum pediatra estava atendendo.

Segundo ela, o pediatra que estava de plantão não compareceu ao trabalho e isso gerou confusão no local neste sábado. Uma mulher de 33 anos que trabalha na UPA das Moreninhas, relata que levou a filha de 18 anos, grávida de nove meses, para que fosse encaminhada ao trabalho de parto, o que não aconteceu.

“Hoje ela completou nove meses e três dias gestação e já está na hora de ela dar à luz. É um absurdo isso, ridículo não ter pediatra na maternidade e nem na UPA. E se minha filha estivesse parindo, o que aconteceria”, questionou a funcionária da unidade, que não quis se identificar.

Atualmente há seis mulheres em observação na maternidade, entre as que já ganharam bebês e as que podem ganhar a qualquer momento; no local a capacidade é para 11. Caso alguma grávida chegue no local em trabalho de parto, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vai até o local efetuar os primeiros procedimentos e encaminhá-la a outra unidade.

Apesar da falta de pediatras, tanto na UPA quanto na maternidade, o movimento neste sábado foi tranquilo, segundo informações de funcionários. Na Unidade de Pronto Atendimento das Moreninhas, a previsão é de que a partir das 18h30 algum pediatra chegue ao local.

Nos siga no Google Notícias