ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Famílias e amigos despedem-se de 'guerreira' que não sucumbiu ao câncer

Rosemary Costa da Rocha, esposa do presidente da Câmara João Rocha, faleceu na noite de ontem deixando legado de fé inabalável

Kleber Clajus | 14/05/2018 13:35
Sob aplausos, caixão chega para velório (Foto: Marina Pacheco)
Sob aplausos, caixão chega para velório (Foto: Marina Pacheco)

Sob aplausos e lágrimas Rosemary Costa da Rocha, 61 anos, descansa depois de batalhar contra o câncer de mama por uma década. A doença não lhe foi capaz de apagar o sorriso, nem mesmo interferir em sua fé inabalável em Deus, segundo relato de familiares e amigos. 

Rose, como era conhecida, faleceu na noite de domingo (13). Estava hospitalizada há alguns dias, depois de ter piora no quadro de saúde. Ainda assim, manteve o sorriso na despedida.

João Rocha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, era ao seu lado o esposo que deixava compromissos políticos para acompanhá-la em consultas e internações. Se referia a companheira como "minha guerreira". Ambos estavam casados há 40 anos.

Foram três filhos e quatro netos, aos quais a paranaense de Mandaguari ensinou valores de fé, amizade, persistência e alegria. Seu legado também será perpetuado por seus alunos de Ginástica Artística, modalidade que trouxe para Campo Grande em 1984.

Elaine Nagano, uma das primeiras alunas de Rose, em entrevista (Foto: Marina Pacheco)
Elaine Nagano, uma das primeiras alunas de Rose, em entrevista (Foto: Marina Pacheco)
Ex-prefeito Nelsinho Trad diz que filha estuda em espaço idealizado por Rose (Foto: Marina Pacheco)
Ex-prefeito Nelsinho Trad diz que filha estuda em espaço idealizado por Rose (Foto: Marina Pacheco)

"Este é um dia triste, mas de muitas lembraças boas", contou Elaine Nagano, presidente da Federação de Ginástica Artística de Mato Grosso do Sul, além de uma das primeiras alunas de Rose quando iniciou os treinos na Capital. "Sua vontade de viver não será esquecida".

Ex-prefeito, Nelsinho Trad (PTB) lembrou que a profissional de administração e educação física foi responsável pela implantação do Centro de Formação de Atletas de Ginástica. A filha dele, de 4 anos, hoje participa das atividades no local. "Contei sobre a coincidência de ter minha filha usufruindo de um projeto que ela desenhou e ela demonstrou entusiasmo".

Nos bastidores, a assessora parlamentar Cida Guerra revelou que Rosemary era "pessoa iluminada e fortaleza, até mesmo nos momentos mais difíceis [do tratamento]". Dentre os vereadores, Ayrton Araújo (PT) guardou na memória a acolhida recebida quando ingressou na Casa de Leis, enquanto Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), a sinceridade de Rose.

Representando o governador, a primeira-dama Fátima Azambuja destacou "a mulher forte, companheira" que agora descansa de sua batalha contra o câncer. O presidente da Câmara, Mário César, completou que fica como exemplo sua vontade de viver.

Adeus - O velório está sendo realizado, nesta segunda-feira (14), no Cemitério Memorial Park, localizado na Rua Francisco dos Anjos, nº 670, Bairro Santa Branca. Foi informado que o sepultamento deve ocorrer por volta das 17h30.

Na sede do Legislativo, bandeiras estão a meio mastro em respeito ao luto oficial de três dias em decorrência da morte de Rosemary. Servidores prestaram suas condolências.

Nos siga no Google Notícias