ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Famoso por likes, pôr do sol tinge de inspiração o céu campo-grandense

No fim do dia, o multicolorido irrompe no horizonte: com seus azuis, alaranjados e “vemelhoníricos”

Aline dos Santos | 26/08/2017 07:13
Dia se despede em vários tons de alaranjados na cidade de 118 anos. (Foto: Marcos Ermínio)
Dia se despede em vários tons de alaranjados na cidade de 118 anos. (Foto: Marcos Ermínio)

Em Campo Grande, a poesia adormece no Oeste. Lá pelas tantas, fadigado de brilhar e, em geral, nos aquecer a 30ºC, ele ruma para o horizonte, num deslumbre de cores que poderia alçar o pôr do sol à condição de patrimônio imaterial da cidade, a aniversariante de 118 anos deste 26 de Agosto.

No fim do dia, o multicolorido irrompe no céu - com seus azuis, alaranjados, “vemelhoníricos” - e distensiona o trânsito, acalenta a volta para casa e vira registros fotográficos que vão somar likes e comentários nas redes sociais. Talvez seja mais um pôr do sol típico da região Centro-Oeste, comparável a tantos outros de terras do Cerrado. Mas a maioria não fica infenso à tanta beleza.

Com a sacada do estúdio voltada para o Oeste, o trabalho de Sol ZTT, absorve as cores do ocaso. “Todo os dias têm pôr do sol na minha sacada. É algo que influencia, às vezes pelas pessoas que pedem para desenvolver, outras vezes por mim mesmo”, afirma Sol, que cursa Arquitetura e Urbanismo e é tatuadora no ateliê Pele e Muro.

Para reproduzir em traços céu da cidade, entra em cena os tons alaranjados. Num dos trabalhos, símbolos de Campo Grande, como os arcos do Horto Florestal, o monumento da Cabeça de Boi e os enamorados peixes do Lago do Amor dividem a cena iluminados por um céu incandescente.

“É uma skyline da cidade. Fiz alguns monumentos que não são sempre usados, mas acho importante para um contexto. Às vezes, o que as pessoas nem percebem. Como os pilares do Horto Florestal ou mesmo a torre que tem no Parque das Nações, que lembra uma cerâmica indígena. Pensei como poderia unir todos esses elementos com uma característica única deles, então me veio o pôr do sol”, conta a tatuadora.

No crepúsculo, lago do Parque das Nações ganha novas cores. (Foto: Marcos Ermínio)
No crepúsculo, lago do Parque das Nações ganha novas cores. (Foto: Marcos Ermínio)

Ver o entardecer tingido o céu de Campo Grande também vira canção. O “pôr do sol, pôr do som” é do músico André Stábile. Compositor há 15 anos, ele retrata o sol urbano que ilumina a volta a para a casa, no caso, da perspectiva de quem vai de ônibus.

“Sempre tive essa particularidade de escrever sobre o nosso Estado, mas de maneira mais real, não falando tanto de Pantanal, sempre falei mais de rua. Não tenho problema em falar da natureza, mas conto da realidade urbana, a volta do trabalho, o céu mudando de cor, que debaixo da luz todo mundo é igual”, narra André, ex-banda Curimba.

O alaranjado do ocaso também não passou despercebido pelo campo-grandense ao eleger as cores que traduzem a cidade. A pesquisa da Velutex, fabricante sul-mato-grossense de tintas, revelou o laranja pôr do sol, o marrom capivara e o amarelo ipê, cores que homenageiam o aniversário de 118 anos.

Quanto mais azul melhor – Se os tons em vermelho deixam o céu irresistível, a cor indica poluição. Por isso, longa estiagem, como a enfrentada há poucos dias, tende a deixar o céu mais “sujo” com poluição e fumaça, e, portanto, avermelhado.

Céu multicolorido no entardecer da cidade.  (Foto: Marcos Ermínio)
Céu multicolorido no entardecer da cidade. (Foto: Marcos Ermínio)

“A tonalidade depende da quantidade de material particulado na atmosfera. O sol emite luz visível que varia do vermelho ao azul. A atmosfera espalha melhor o azul, pelo nitrogênio, oxigênio e argônio. Mas a medida que aumenta a concentração de poluentes, a coloração fica mais avermelhada”, afirma Augusto José Pereira Filho, professor associado do IAG/USP ( Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo).

O comprimento da onda eletromagnética azul é mais curta do que a vermelha. Ou seja, o azul acaba bloqueado pelo material particulado, enquanto o vermelho passa pela camada espessa e poluída.

“Quando está muito poluído, o pôr do sol fica bem avermelhado em razão das queimadas, poeira”, explica o professor, sobre um cenário que enche os olhos, mas não recomendado para os pulmões.

Laranja pôr do sol vira cor de tinta em homenagem a Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Laranja pôr do sol vira cor de tinta em homenagem a Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias