A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

24/01/2012 16:16

Férias e pipas: brincadeira de criança que faz cada vez mais vítimas do cerol

Paula Maciulevicius

Na lagoa Itatiaia, é possível confirmar o que já foi dito pela Polícia, o aumento de crianças e não tão crianças assim, soltando pipa

Sob o sol da lagoa Itatiaia, menino exibe, sem o cerol, a atriz principal do céu na imaginação das crianças. (Foto: João Garrigó)Sob o sol da lagoa Itatiaia, menino exibe, sem o cerol, a atriz principal do céu na imaginação das crianças. (Foto: João Garrigó)

Férias, pipas e um número cada vez maior de vítimas do cerol. A brincadeira de criança é alvo de fiscalizações da Polícia. Nas ruas, o receio de ciclistas e motociclistas em se tornarem protagonistas da inconsequência do uso do cerol.

Na lagoa Itatiaia, é possível confirmar o que já foi divulgado pela Polícia Civil, o aumento de crianças e não tão crianças assim, soltando pipa. “Em época de férias dobra o número de ocorrências”, fala a delegada da Deaij (Delegacia Especializada do Atendimento a Infância e Juventude) Maria de Lourdes Cano.

Meninos entre 9 e 14 anos empinando pipas orgulhosos. “Olha vamos ficar famosos por não soltar pipa com cerol”, disse um dos menores.

Olhando para cima a brincadeira de colorir o céu de pipas parece inocente, mas não é. E fez uma vítima neste final de semana. Um motociclista foi atingido por uma linha feita de cerol quando atravessava a rua Panambiverá, no bairro Tijuca, em Campo Grande. Por sorte, a vítima conseguiu parar e evitou a queda, mas mesmo assim o cerol provocou um corte fundo no nariz.

O cerol deixou marcas e ensinou a lição. “Não quero mais soltar com cerol não”. (Foto: João Garrigó)O cerol deixou marcas e ensinou a lição. “Não quero mais soltar com cerol não”. (Foto: João Garrigó)

A pena para quem for flagrado com linha de pipa com cerol só pode ser aplicada caso haja vítimas.

Do começo do ano até agora, segundo dados da Deaij, mais de 40 pessoas foram abordadas em ações específicas ou quando a Polícia que está em outra diligência se depara com o perigo do cerol.

“Só pode ser autuado em flagrante se lesionar ou vier a matar”, explica a delegada Maria de Lourdes. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção.

Caso esteja apenas soltando a pipa, segundo a Polícia, a pessoa pode responder por expor em risco a vida ou integridade física dos demais.

Na região da lagoa Itatiaia a diversão da meninada é a pipa. O fato pode ser visto de cima e de longe. Pelo menos enquanto o Campo Grande News esteve no local, a consciência das crianças e adolescentes falava mais alto do que a vontade de ver a pipa do outro cortada, ao chão.

“A minha eu não solto com cerol porque meu pai não deixa. Se pega no pescoço do motoqueiro, já era”, diz um menino de 9 anos. Com as linhas nas mãos eles mostram que ali não tem cerol. “É sem, olha, está branquinha. Só fica assim meio suja por causa da terra”, completa o garoto.

Entre eles, um de 13 anos admite, até semana passada usava cerol e a marca ainda está nas mãos. “Parei semana passada porque cortei minha mão, não quero mais soltar com cerol”.

O menino ainda conta como fazia a linha, usando vidro estilhaçado e cola. “Você mexe os dois, amarra a linha e vai passando. Espera secar e depois é só colocar no pote e pronto”, relata como quem é acostumado a fazer.

Motociclistas convivem agora com congestionamento de linhas no céu. Mudança no tráfego que exige proteção. (Foto: João Garrigó)Motociclistas convivem agora com congestionamento de linhas no céu. Mudança no tráfego que exige proteção. (Foto: João Garrigó)

Sobre a Polícia ele fala que só nunca foi pego porque correu.

“Eles chegam, vêem se tão com cerol, se tiver leva a linha e leva você. Daí é só a mãe para tirar. Eu não, nunca fui pego, saí correndo, mas quase me levaram”.

Caminhando em torno da lagoa, o porteiro Adilson Dolenkei, 50 anos, relata o que havia acabado de presenciar, ainda assustado.

“Agora mesmo, no entorno aqui, dois rapazes estavam soltando pipa, passou um motoqueiro e percebeu que a linha estava baixa, ele parou antes e advertiu os caras. Mas vai fazer o que? Tinha era que ter uma lei municipal, porque que é perigoso é, eu já tive amigo que cortou o pescoço”, conta.

Motociclista, Iran Nunes Junior, 27 anos, já passou por apuros. Por “sorte”, como ele mesmo define, ainda não foi vítima do cerol. A observação dele amplia a questão, de que soltar pipa usando o cerol não se restringe a brincadeira dos pequenos. “Não é criança não, a maioria é adulto”, comenta.

Ao transitar pelo bairro Tiradentes ele estava sem a antena na moto. Com os riscos eminentes, ele precisou criar a própria “barreira” de proteção.

“Eu vou andando assim quando vejo, para não pegar no pescoço. E não adianta falar, se não ameaça chamar polícia, eles não param”, finaliza.

De cima, a brincadeira colore o céu. A inocência da pipa que deu lugar a inconsequência. (Foto: João Garrigó)De cima, a brincadeira colore o céu. A inocência da pipa que deu lugar a inconsequência. (Foto: João Garrigó)
Motociclista sofre corte no nariz ao ser atingido por linha de cerol no Tijuca
Um motociclista levou um susto no final da tarde de hoje (21), por volta das 18 horas, no bairro Tijuca, em Campo Grande. O senhor, que preferiu não ...
Mulher que feriu pescoço ontem com cerol passa por cirurgia na Santa Casa
Neste momento, a motociclista Kely Marcelino de Souza, 25 anos, que se feriu na tarde de domingo (17) com uma linha de cerol, está no centro cirúrgic...


Boom soltar pipa com cerol é errado sim, mas eles nao devem ponir quem nao esta com cerol , nao sou a favor nem contra mas pra que estraga uma brincadeira tao divertida....
porque muitas pessoas nao vee oque motoqueiros fasem isso e uma poca vergonha
 
william silva de oliveira em 19/01/2013 17:01:23
Isso é um absurdo, essas crianças, moleques e marmanjos que ficam o dia todo na rua soltando pipa com cerol. Os pais ainda acham bonito. Ainda se fosse um exercício, mas ficar tomando sol, colocando em risco a vida de terceiros é falta de respeito e educação. Aqui no meu bairro, Los Angeles, isso é uma febre, o dia todo é assim, são moleques super mal educados.
 
Luiz Otávio Medina em 25/01/2012 12:56:53
Para mim o que deveria ser feito, não importa a idade se pegar pipa com cerol é preso e só sai da cadeia quando o responsável ir buscar, e se acontecer de novo a multa é mil reais, ai eu quero ver se alguém vai soltar ainda. e para maiores de 18 se pegarem é 1 mês de prisão. Simples acaba as pipas com cerol por ai.
 
Weslley Barros em 25/01/2012 12:33:15
a culpa sao dos criadores dessas leis que os pais nao podem corrigir os filhos,e ainda sao processados pelos erros dos filhos e de quem inventou essas leis absurdas
 
manoel aparecido fernandes em 25/01/2012 11:37:02
e facil processar os pais,para os representantes das leis n ao serem citados,sao eles que ataram,as maos dos pais com as leis de que o pai nao pode dar umas palmadas que e espancamento,se a mae da uns tapas ta agredindo,os filhos hoje em dia se sentem os donos da situaçao,ameaçam os pais batem nos pais e ai cade os representantes das leis,ai o que acontece crescem nao querem trabalhar ,viram bandi
 
manoel fernandes em 25/01/2012 11:29:07
CAROS PAIS, VOCÊS SÃO RESPONSÁVEIS PELOS ATOS COMETIDOS PELO FILHOS MENORES, PORTANTO FIQUEM ATENTOS AOS FILHOS, NO CUMPRIMENTO DAS LEIS, PARA SEREM PENALISADOS NO AMANHÃ, FILHOS DESORIENTADOS SÃO OS PROBLEMAS DOS PAIS NO FUTURO, FIQUE DE OLHOS NOS FILHOS, REPASSEM AS LEIS PARA OS FILHOS, QUE ELES JAMAIS ERRARÃO, DEUS DIZ CORRIJA SEU FILHO, PARA NÃO TER PROBLEMA AMANHÃ.
 
PEDRO BRAGA em 25/01/2012 08:45:41
Moro num bairro violento, só não dou meu endereço para polícia porque tenho receio desses moleques quererem depois se "vingar" de mim ou minha família, já fiz denúncia anônima, mas não adianta, as crianças, marmanjos fogem correndo e só vejo a polícia dando voltinha. Livros para esses moleques...foi-se o tempo em que pipa era brincadeira.
 
Luiz Otávio Medina em 25/01/2012 01:10:00
Fiquei cinco dias sem internet, porque esses marmanjos que não procuram outra coisa para fazer, arrebentaram meu fio de telefone soltando a porcaria da pipa. É muita falta de educação, fico com pena, tanto livro para ler e eles nessa vida, só incomodando os outros. Eu já chamei a policia duas vezes, mas não adiantou.
 
Luiz Otávio Medina em 25/01/2012 01:03:11
Engraçado... agora a tarde por volta as 18h cheguei em casa, estavam na rua Jauaribe, bairro Jd Imá,... vários marmanjos fazendo guerrinhas com pipas. Detalhe todas com cerol. Acinei a polícia,... e até o presente momento nem sombra. Resultado. Acionar 190 não dá em nada. NÃO FUNCIONA. PURA ILUSÃO.
 
Marcelo Max em 24/01/2012 09:17:23
ESSA BRINCADEIRA QUE MATA, DEVERIA SER PROIBIDA. COMO DESOBEDECEM O USO DE CEROL, DEVE SE PROIBIR O ATO DE EMPINAR PIPAS. JÁ QUE É DIFÍCIL O MONITORAMENTO POR PARTE DOS PAIS E AUTORIDADES.É RADICALISMO SIM! O MAL CORTA SE PELA RAIZ .
 
LUCILA DE OLIVEIRA em 24/01/2012 07:06:57
Desde quando isso é brincadeira de criança? Deveria ser considerado arma e desse modo sofrer sanções penais. Isso é crime! Um bando de infratores, moleques sem criação e educação. Mais um dos absurdos do Brasil!
 
Karine Nabhan em 24/01/2012 05:32:30
Com cerol sem cerol a policia tinha que proibir essas pipas perto de ruas e avenidas que tem grande movimento....por mais que nao tenha cerol,desequilibra o motoqueiro e causa um acidente tão grave qto a linha com cerol, cade o poder publico pra proibir essa brincadeira tão violenta, pais e mães vamos ensinar brincadeiras mais saudaveis p nossos filhos, dando um exemplo de respeito a vida!!!!
 
elisa zocal em 24/01/2012 05:17:54
Parabéns Paula Maciulevicius, por sua reportagem, muito útil e bem elaborada.
 
Michele Cerzósimo em 24/01/2012 04:59:12
Brincadeira de criança nada! Eu diria que são os bandidos "dente-de-leite", pois eles passam o tal do cerol, com intuito de fazer mal aos outros. NO meu tempo, as pipas, pandorgas ou papagaios, eram na verdade brincadeira de criança. Falta punição mais severa para esses Bandidos Infantis, isso sim.
 
Gilson Giordano em 24/01/2012 04:50:28
"Brincadeira de criança"? o que tem de marmanjo desocupado por ai soltando pipa é uma pouca vergonha.
 
joao renato em 24/01/2012 04:44:50
A policia militar poderia coibir mais essas pipas com cerois no céu
 
Pedro Nonato em 24/01/2012 04:28:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions