ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Fluxo no Parque dos Poderes é de risco e não se sabe sobre interdição amanhã

Houve confusão da prioridade de passagem: carros ou pedestres e ciclistas?

Por Lucia Morel e Geniffer Valeriano | 31/12/2023 10:50
PM fazendo rondas e avisando usuários que o parque estava aberto. (Foto: Henrique Kawaminami)
PM fazendo rondas e avisando usuários que o parque estava aberto. (Foto: Henrique Kawaminami)

A movimentação esta manhã no Parque dos Poderes ficou arriscada e complicada segundo usuários do projeto Amigos do Parque, que mantém a área fechada aos sábados, domingos e feriados. Sem que agentes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) fechassem o local, como de costume, houve confusão da prioridade de passagem: carros ou pedestres e ciclistas? Para amanhã, ainda ninguém soube informar se haverá a interdição.

Muitos dos que faziam caminhada ou ciclismo se misturavam em meio aos veículos que usavam as duas mãos para trafegarem, aumentando o risco de acidentes.

A Polícia Militar precisou parar a cada conglomerado de pessoas para avisar que o parque estava aberto e que seria preciso tomar mais cuidado. Até mesmo uma quase batida entre veículos aconteceu, porque a pista que costuma fechar para o lazer, sempre mantém um lado para veículos, que nos dias de projeto, trafegam na contramão.

Para a usuária Rita Ribas, de 31 anos, a movimentação ficou bem complicada e algumas pessoas passavam avisando que o parque estava aberto. “Primeiro nem percebemos que estava aberto, porque a gente tem o costume de frequentar aqui e sabe que sempre está fechado, tanto que vimos muitos carros na contramão, como é de costume”, disse.

A PM informou que a corporação já havia entrado em contato com o Detran. Cones estão sendo colocados para ajudar na separação das pistas e uma viatura do policiamento de trânsito vai fazer o fechamento da entrada do parque. Vendo as pessoas cainhando entre os carros, uma das medidas de segurança adotadas pela corporação, foi passar avisando que o local estava aberto.

Até o momento, não se sabe como vai funcionar o esquema de fechamento amanhã, feriado de 1º de janeiro de 2024. Mas acredita-se que a PM é que fará, novamente, o esquema de segurança na região.

O Detran informou há pouco que “problemas na escala” de servidores impediu o fechamento do Parque dos Poderes hoje.  "Os que estão disponíveis, estão dando apoio à PRF na operação Ano Novo", informou o órgão.

Por volta das 6h, Agetran esteve no local, mas por solicitação de organizadores de corrida particular na região do Parque das Nações Indígenas. Depois que a competição terminou, os cones que faziam a sinalização do percurso foram retirados, prejudicando o fluxo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias