ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Fogo e explosões destruíram depósito de reciclagem na Cidade Morena

Ao todo, já foram usados mais de cem mil litros de água para apagar o incêndio e os trabalhos perduraram durante toda a noite

Bruna Kaspary e Viviane Oliveira | 17/06/2018 08:24
Hoje de manhã equipes do Corpo de Bombeiro faziam o rescaldo (Foto: Marina Pacheco)
Hoje de manhã equipes do Corpo de Bombeiro faziam o rescaldo (Foto: Marina Pacheco)

Foi totalmente destruído o depósito de materiais recicláveis atingido por incêndio de grandes proporções, por volta das 20h30 de ontem (17). O galpão que ocupa meia quadra fica cruzamento das ruas Fraiburgo com a Salmorão, na Vila Cidade Morena, em Campo Grande. No local, houve ao menos quatro grandes explosões, por conta de botijões de gás atingidos pelas chamas.

Segundo o Tenente Wagner Moreira Lopes, que comandou a operação, todas as equipes de combate a incêndio foram mobilizadas para atender a ocorrência. Para conter as chamas, os militares utilizaram de 150 a 200 mil litros de água. A maior dificuldade do Corpo de Bombeiros foi em relação a quantidade de material altamente inflamável que estava no local.

"Era muita coisa. O local não respeitava as normas de combate a incêndio, não tinha áreas de circulação nem mesmo extintores para começar a conter as chamas antes da chegada das equipes", explica. Foram 4 horas de trabalhos para extinguir as chamas. Hoje de manhã (17), as equipes continuavam no local fazendo trabalhos de prevenção e combate a novos focos de incêndio.

Galpão foi destruído pelo fogo que tomou conta rapidamente da área (Foto: Marina Pacheco)
Galpão foi destruído pelo fogo que tomou conta rapidamente da área (Foto: Marina Pacheco)

Também foram acionadas equipes de apoio da Águas Guariroba, que fizeram a reativação de hidrantes próximos e também auxiliou com o uso de retroescavadeiras, que reviravam os materiais queimados para refrescar aqueles que estavam mais quentes. A concessionária deu apoio também com caminhões pipa.

Conforme o tenente, botijões de gás provocaram quatro grandes explosões. O incêndio só foi controlado por volta das 3h de hoje. “Havia risco de o fogo atingir as residências e os comércios do entorno. Tivemos que esvaziar tudo. Moradores tiveram que sair de suas casas e retornaram só depois que as chamas foram contidas”.

Os bombeiros precisaram derrubar o muro da área para conter as chamas, porque o galpão que ocupa mais da metade da quadra só tinha uma entrada. Foram feitas cortinas de água para evitar que as chamas atingissem os imóveis vizinhos. A estrutura onde ficava parte administrativa do depósito de reciclagem foi destruída.

O tenente explica que há possibilidade de estruturas de outros prédios terem sido danificadas em razão do calor das chamas. “Todos terão que passar por avaliação”. Segundo Wagner, um dos proprietários do galpão acompanhou os trabalho dos bombeiros. “ Ele sabia que a área corria risco de incêndio. Qualquer fogo que colocasse em lixo ali iria se espalhar com muita facilidade. Ainda não se saber o que provocou o incêndio.

Nos siga no Google Notícias