ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Fora da lista, Elizete faz plantão em drive-thru à espera de sobra de vacina

A fila de veículos dentro do parque era de dois quilômetros nesta manhã

Aline dos Santos e Mariana Rodrigues | 19/03/2021 11:50
Elizete está fora do público-alvo de hoje, mas decidiu testar a sorte e faz plantão à espera de sobra da vacina. (Foto: Kísie Ainoã)
Elizete está fora do público-alvo de hoje, mas decidiu testar a sorte e faz plantão à espera de sobra da vacina. (Foto: Kísie Ainoã)

Fora da faixa etária liberada para vacinação contra o coronavírus, Elizete da Conceição Rodrigues Feitosa, 63 anos e com comorbidades, montou acampamento no drive-trhu do Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, na tentativa de conseguir sobra do imunizante.

Ela tentou a estratégia ontem (dia 18), mas não sobrou dose. Hoje, retornou ao local às 6h30 com guarda-sol, cadeira de praia, água, lanche e frutas para passar o dia. A verificação se houve sobra de dose é feita após às 17h30, quando é encerrada a imunização.

“Ontem não sobrou, mas tinha 15 pessoas em carro esperando. Sei que não tem garantia de que sobrará dose, mas estou confiando na ciência e em Deus”, conta Elizete Feitosa.

A coordenadora do polo de vacinação montado no parque, Ionise Piazzi, compara que conseguir uma dose devido à sobra é equivalente à chance de ganhar na loteria. Um frasco do imunizante contém 10 doses. Após aberto, não pode ser guardado porque a vacina estraga.

Na quarta-feira, sobraram três doses. Ontem, 20 pessoas ficaram na expectativa de sobra, mas todas as doses foram aplicadas no público-alvo. “É como ganhar na loteria. A nossa vontade é atender todo mundo. Mas precisamos fazer a triagem, confirmar no documento a idade exata ou se é realmente profissional da saúde”, afirma Ionise.

Drive-thru da vacinação funciona no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho. (Foto: Kísie Ainoã)
Drive-thru da vacinação funciona no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho. (Foto: Kísie Ainoã)

Hoje, a fila de veículos dentro do parque era de dois quilômetros. Durante a manhã, foram imunizadas 500 pessoas. No local, são quatro box para atender ao público. A previsão é abrir mais três, totalizando sete estações de vacinação.

 “Estou muito feliz. Não esperava que fosse conseguir tomara vacina”, diz o representante comercial Osvaldo Fernandes, 74 anos. Ele chegou ao parque às 9h30 e foi imunizado às 10h10.

A professora aposentada Maria Luiza Ferraz, 74 anos, fez o cadastro prévio pela internet e hoje era o retrato da felicidade. “Não via a hora de tomar a vacina.É um momento muito feliz na minha vida”, diz. Ela estava acompanhada da filha e da neta de 8 anos.

“Trouxe o meu pai e agora estou trazendo minha mãe. Fico muito feliz”, afirma a fisioterapeuta Rutinéia Ferraz, filha de Maria Luiza.

“Estou muito feliz”, afirma o representante comercial Osvaldo Fernandes, 74 anos. (Foto: Kísie Ainoã)
“Estou muito feliz”, afirma o representante comercial Osvaldo Fernandes, 74 anos. (Foto: Kísie Ainoã)

Técnica de laboratório, Rita de Cássia Palhares, 52 anos, descreve a vacina como momento essencial na vida de todos. “Que bom que temos essa oportunidade”.

Calendário - Nesta sexta-feira, a vacinação é para os seguintes grupos: idoso com 74 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais, além de odontólogos e auxiliares farmacêuticos/bioquímicos e técnicos auxiliares (40 anos ou mais).

Além do drive-thru, 53 unidades de saúde realizam a vacinação. Para conferir todos os locais disponíveis, clique aqui

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Nos siga no Google Notícias