ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Funcionários fazem assembleia para decidir sobre greve na coleta de lixo

Priscilla Peres | 07/04/2017 07:09
Trabalhadores afirmam que não há data para que o pagamento seja feito. (Foto: André Bittar)
Trabalhadores afirmam que não há data para que o pagamento seja feito. (Foto: André Bittar)

Trabalhadores da Solurb se reúnem a partir das 7h de hoje (07), para decidir se vão paralisar as atividades devido ao atraso nos salários. Os funcionários atuam na coleta de lixo, varrição de ruas e no aterro sanitário de Campo Grande.

De acordo com o presidente do Steac-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul), Wilson Gomes da Costa, os trabalhadores vão decidir em Assembleia se paralisam ou não as atividades.

Ele ainda explica que segundo a empresa, não há previsão para que o pagamento dos salários seja feito aos 1,2 mil trabalhadores. A empresa teria avisado que atrasaria o pagamento do vale, mas prometeu fazer o depósito no quinto dia útil, o que não aconteceu. “Vamos parar. Avisaram no dia 31 que haveria atraso, concordamos em receber no quinto dia útil, mas nem o vale foi depositado até agora”, afirma.

Empresa – A Solurb confirma o atraso. Por meio de nota, informou que “tanto o pagamento dos funcionários como a disponibilização do ticket alimentação estavam programados para hoje”, mas esclareceu que ainda não tem os recursos disponíveis para fazer os depósitos.

Segundo a concessionária, em cumprimento ao acordo judicial firmado entre a Prefeitura de Campo Grande e a empresa em agosto de 2015, mensalmente, o município deposita em uma conta aberta pela Justiça do Trabalho o valor referente ao pagamento dos funcionários da Solurb – cerca de R$ 3 milhões por mês.

O depósito referente aos salários de março chegou a ser feito neste mês, mas, ainda segundo a empresa, a Justiça determinou a devolução do valor aos cofres municipais devido do fim da vigência do acordo.

“O entendimento que prevalece entre a concessionária e a prefeitura, é que o acordo está extinto, mas as obrigações descritas no mesmo, relativas ao mês de março, encontram-se pendentes”, por isso a conta judicial foi utilizada, continua a nota da empresa, que garantiu estar buscando alternativa para que a administração municipal faça o repasse do montante para que a Solurb possa depositar os salários nesta sexta-feira.

Por meio da assessoria de imprensa, a administração municipal reforçou que fez o depósito para a Solurb e que o problema foi na conta bancária disponível para este fim. A prefeitura ressaltou ainda que advogados da concessionária se reuniram na tarde de hoje com técnicos da prefeitura para discutir solução.

Nos siga no Google Notícias