ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Galho gigante cai sobre casa, tranca moradora e deixa bairro sem energia

Nadyenka Castro e Ana Paula Carvalho | 02/08/2011 18:49

Vizinhos querem retirar árvore

Galho ficou atravessado na via e atingiu casa, carro e fios de transmissão de energia elétrica. (Foto: João Garrigó)
Galho ficou atravessado na via e atingiu casa, carro e fios de transmissão de energia elétrica. (Foto: João Garrigó)

Há aproximadamente 15 anos dando ‘problemas’ à vizinhança, uma seringueira gigante foi na tarde desta terça-feira mais uma vez alvo de reclamações de moradores do Jardim Petrópolis, em Campo Grande.

Um galho enorme da árvore que é tombada como patrimônio público caiu sobre uma casa por volta das 16 horas. A moradora, Vandelice Cesar Albuquerque, 54 anos, só pode sair de casa por volta das 17h30min. Várias residências estão sem energia elétrica.

Por telefone ela contou à equipe do Campo Grande News, que estava em frente à residência, que assistia televisão quando ouviu o barulho. “Estava assistindo novela quando ouvi barulho. Não consegui sair de casa. Meus vizinhos viram e chamaram o Corpo de Bombeiros”, disse.

A árvore fica no canteiro central da avenida Murilo Rolim Júnior e o galho caiu no sentido bairro/centro, interrompendo o tráfego na via. A grade e as tellhas da residência foram danificadas, assim como a Van que estava na garagem.

O galho também atingiu fios de transmissão de energia elétrica. Com isso, de 200 a 300 residências ficaram ‘no escuro’ e a previsão que a situação seja restabelecida até por volta das 20 horas. O circuito responsável pelo bairro queimou.

Reclamações - Moradores contam que o galho está com cupim e já tinham alertado a Prefeitura sobre a situação e que a poda não era permitida por ser tombada como patrimônio histórico. Segundo eles, a árvore traz ‘dor de cabeça’ há muito tempo.

Há mais de 20 anos morando no bairro, o representante comercial Luís Fernando Rocha, 45 anos, lembra que há cerca de 15 anos, um raio caiu sobre a árvore, matou duas pessoas e deixou outra ferida, a qual ficou com sequelas.

Galho caiu sobre residência e causou vários prejuízos aos moradores. (Foto: João Garrigó)
Galho caiu sobre residência e causou vários prejuízos aos moradores. (Foto: João Garrigó)
No chão da casa de Thays, danos causados pelas raizes. (Foto: João Garrigó)
No chão da casa de Thays, danos causados pelas raizes. (Foto: João Garrigó)

A funcionária pública Thays Souza Rezende, 26 anos, e o pai Valter Rezende, 47 anos, aposentado, colecionam histórias ruins por causa da árvore. Segundo eles, sempre que chove forte os galhos batem nos fios de transmissão de energia elétrica, os quais se chocam e pegam fogo.

Por causa disso, vários eletrodomésticos e eletrônicos da residência deles já queimaram. “Já estou no segundo computador”, afirma Thays. Valter lembra que alguns dias atrás, após uma ventania, funcionários da Enersul foram acionados e tiveram que ligar para a chefia, esta para prefeitura e só então puderam fazer a poda.

Eles também estão com problema na estrutura do imóvel devido as raízes da planta. Há rachaduras no quintal.

Morador da rua Tulipas, em uma casa há poucos metros da avenida, Evantuir Garcia Gonçalves, 63 anos, também indigna-se. Uma raiz da seringueira chegou ao quintal da casa dele e até já há ‘um brotinho’. “Moro há 43 anos aqui. Quando cheguei a árvore era bem pequena”, lembra.

Todos os moradores reclamam da sujeira provocada pelas folhas e que os galhos cobrem as lâmpadas da iluminação pública.

Nos siga no Google Notícias