ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  10    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Golpistas usam nomes de escritórios para enviar mensagens falsas a clientes

Estelionatários montam perfis falsos com todas as informações das empresas que prestam serviços jurídicos

Cleber Gellio | 12/01/2023 13:35
Golpistas usam nomes de escritórios para enviar mensagens falsas a clientes
O número (67) 996846329 usado por golpista para pedir pagamento (Foto: Reprodução)

Nomes de escritórios de advocacia de Campo Grande estão sendo usados golpistas que solicitam em nome dos advogados pagamento antecipado para recebimento de precatório (pagamento de determinada quantia devida por municípios, estados ou União).

Por meio de mensagens de aplicativo, os estelionatários enviam falsas mensagens para solicitar depósito antecipado de valores para que seja possível a liberação do valor que a pessoa tem a receber.

Foi o que aconteceu com Bruna, 29 anos, professora e cliente de um escritório em Campo Grande, que recebeu tal mensagem ontem à tarde e estranhou o conteúdo e forma com que o ‘emissor’ enviou o recado e imediatamente acionou, pelo telefone fixo do escritório, os advogados. “Primeiro achei estranho porque não era o mesmo número de telefone que eu tenho na minha agenda, depois por ter em anexo um arquivo do tipo PDF, coisa que nunca ocorreu antes, pois sempre que os advogados entram em contato comigo agem de maneira diferente como ligação ou áudios”, disse a cliente.

Porém, Bruna, como prefere ser identificada, disse não ser a primeira vez que passa por situação semelhante, mas que dessa vez está mais preocupada pelo fato de o suposto documento enviado pelo golpista conter seus dados e, agora, pretende tomar providências. “Antes vou buscar orientação dos meus advogados e posteriormente registrar um boletim de ocorrência, caso seja necessário”, pontuou.

Para ludibriar os clientes, os enganadores montam um perfil falso no WhatsApp com todas as informações da empresa, inclusive com localização e até fotos. Porém, o telefone (67) 996846329, que solicita o pagamento, não pertence a nenhum advogado.

Golpistas usam nomes de escritórios para enviar mensagens falsas a clientes
Falsários montam perfil idêntico a de advogado para enganar clientes (Foto: Reprodução)

Para alertar os clientes, o advogado Oton Nasser, um dos proprietários de escritórios que vêm sendo usados pelos golpistas, preparou uma lista de orientações para quem receber esse tipo de mensagem consiga identificar o golpe.

1- Caso receba alguma mensagem e ou ligação suspeita, entre em contato pelo telefone fixo do escritório em que é cliente;

2- Não existe precatório sem que tenha havido vitória em processo judicial;

3- A Justiça Federal efetua o pagamento da dívida diretamente ao beneficiário do crédito, sendo desnecessária a contratação de terceira pessoa para o recebimento do valor;

4- Sempre desconfie de qualquer solicitação de depósito antecipado para receber o precatório.

Nos siga no Google Notícias