ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Governo de MS libera máscara até em lugar fechado

Decreto estadual sai amanhã, com algumas regras que ainda não foram divulgadas

Ângela Kempfer e Jhefferson Gamarra | 09/03/2022 17:57

O governo de Mato Grosso do Sul publicará decreto amanhã (10) liberando o uso de máscara em Mato Grosso do Sul, inclusive, em lugares fechados.  O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, justificou a decisão por conta da queda vertiginosa no número de mortes e internações por covid-19.

"Depois de uma longa avaliação, resolvemos tomar a decisão de liberação do uso de máscaras em lugares fechados", informou o secretário de Infraestrutura e presidente do Programa Prosseguir, Eduardo Riedel, após reunião do grupo nesta quarta-feira (9).

"Amanhã de manhã publicamos o decreto liberando o uso de máscara e recomendando em casos necessários", informou o secretário de Governo, Eduardo Rocha.

Ainda segundo o secretário de Saúde, a alguns grupos, porém, se mantém a recomendação de uso de máscaras. "Essa recomendação é uma indicação para essas pessoas que estão mais propensas a serem contaminadas e correm risco de contraírem a doença numa forma grave se não usarem máscara”, afirmou ao Campo Grande News.

Além disso, explicou que a realidade continuará sendo monitorada pelo Governo do Estado. “Precisamos nos manter atentos a algumas situações que precisamos superar ainda, como a baixa adesão da população à dose de reforço e a imunização da população infantil, que ainda está em cerca de 50%”, finalizou o secretário.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), marcou uma reunião para está tarde, também sobre o assunto, mas até este momento, não anunciou que definiu sobre o fim da obrigatoriedade.

A liberação das máscaras era estudada desde o final de 2021 pela gestão municipal. Mas, com a chegada e o avanço da variante Ômicron e o surto de gripe, a prefeitura decidiu manter a regra.

Mato Grosso do Sul não é o primeiro a flexibilizar o uso do item de proteção individual. Em Macapá e Belo Horizonte, as máscaras deixaram de ser obrigatórias em ambientes abertos nesta semana.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) foi além e liberou o uso também em lugares fechados. Em São Paulo, o governador João Dória (PSDB) decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado a partir de hoje.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do governo de Mato Grosso do Sul, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com pacientes confirmados para covid na microrregião de Campo Grande está em 17%. Em momentos de pico da pandemia, o índice chegou a 100%.

Segundo o Vacinômetro, plataforma digital da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 79,15% da população de Campo Grande recebeu a primeira dose da vacina. Em relação à segunda dose, 73,09% foram vacinados na Capital.

(*) Matéria editada às 18:39 para acréscimo de informação.

Nos siga no Google Notícias