ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura da Capital define amanhã sobre obrigatoriedade do uso de máscaras

Marquinhos diz que comitê irá reunir-se à tarde para definir se item ainda será obrigatório

Silvia Frias e Adriel Mattos | 08/03/2022 11:24
Vacinação, máscara e distanciamento, armas contra a disseminação da covid. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Vacinação, máscara e distanciamento, armas contra a disseminação da covid. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

A definição sobre a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em Campo Grande será discutida em reunião amanhã, segundo o prefeito, Marquinhos Trad (PSD). A liberação ocorrida no Rio de Janeiro não será o padrão predominante para a avaliação.

Desde o dia 3 de novembro, o governo do Estado já havia liberado a população a não usar máscara em locais abertos. Em Campo Grande, o uso de máscara ainda é obrigatório tanto em ambientes abertos quanto nos fechados.

“Não é porque a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu que nós vamos fazer o mesmo aqui, tem que discutir primeiro”, alertou o prefeito, freando os ânimos de quem achou que poderia ser efeito cascata. Marquinhos falou sobre o assunto em solenidade esta manhã, na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Segundo o prefeito, amanhã, às 15h40, haverá reunião no gabinete com o comitê de avaliação da covid, que reúne integrantes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Associação Comercial e outras entidades.

Prefeito Marquinhos Trad, em evento na Deam. (Foto: Paulo Francis)
Prefeito Marquinhos Trad, em evento na Deam. (Foto: Paulo Francis)

Marquinhos disse irá levar em conta a situação mais favorável, com a queda no número de infecções e de mortes em Campo Grande:

De acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a cidade atingiu o ápice de infecções diárias por covid em 11 de fevereiro - havia cerca de 1,2 mil casos por dia. O mesmo indicador, referente aos últimos sete dias, é de aproximadamente 180 casos por dia, o menor desde 5 de janeiro.

No Rio de Janeiro, a máscara deixou de ser obrigatória em ambientes abertos e fechados depois que a prefeitura avaliou melhora no cenário epidemiológico: menor taxa de transmissão desde o início da pandemia de 0,3 e positividade menor de 5%. Por lá, o passaporte vacinal ainda será exigido, pelo menos até fim de março, ou quando a cidade chegar a 70% dos vacinados com dose de reforço.

Nos siga no Google Notícias