ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Grande procura deixa clínicas particulares sem vacinas contra gripe

Com as reduções de voos em todo o país, não há previsão de novas remessas chegarem a Campo Grande

Geisy Garnes e Liniker Ribeiro | 03/04/2020 17:16
Na porta da clínica o aviso: aguardamos um novo lote (Foto: Henrique Kawaminami)
Na porta da clínica o aviso: aguardamos um novo lote (Foto: Henrique Kawaminami)

O aumento na procura de vacinas contra a gripe não esgotou apenas postos de saúde e farmácias credenciadas, mas também zerou os estoques de clínicas particulares de Campo Grande. Com as medidas de restrição para circulação de pessoas e redução dos voos em todo o país, não há previsão de abastecimento na Capital.

Na tarde desta sexta-feira, 3 de abril, a equipe de reportagem do Campo Grande News esteve em duas clínicas da cidade: a Vaccine Care e Imunitá. Em ambas os lotes de vacina acabaram no mesmo dia em que chegaram em Campo Grande, ainda no meio do mês de março.

Desde então, as ligações e mensagens em busca da vacina são constantes. “Nosso telefone não para, ligam o dia inteiro. Até no meu pessoal, que não sei como descobriram. As pessoas estão desesperadas. Tem um funcionário só para atender os telefonemas, é difícil precisar o número, mas são várias ligações por dia”, conta Nataly Corrêa Macedo, de 31 anos, enfermeira responsável pela Vaccine Care.

Segundo a enfermeira, a última remessa enviada a clínica chegou no dia 17 de março. No entanto, em menos de 24 horas o estoque foi esgotado. “Doses que durariam meses, estão acabando em menos 24 horas. Já está sendo um ano de vacinas racionadas”. Para ela, um dos motivos para o excesso na procura é a falsa sensação de que a vacina contra a gripe protege também contra o coronavírus.

“A impressão que eu tenho é que as pessoas acreditam que tomando eles não vão pegar o vírus”, destacou. Enquanto isso, não há sequer previsão para uma nova remessa chegar na cidade. Parte do atraso na entrega, releva a enfermeira, é a situação dos aeroportos brasileiros, que reduziram os voos para evitar aglomeração de pessoas.

Na clínica Imunitá a situação não é diferente. As pessoas ligam e enviam mensagens nas redes sociais em busca da vacina durante todo o dia, mas a resposta continua a mesma: não há doses em Campo Grande. Conforme a assessoria de imprensa, os aeroportos fechados dificultam o transporte e a grande procura em todo o país sobrecarregaram os laboratórios, impossibilitando uma previsão para novas remessas.

No local, as doses da vacina são vendidas de R$ 135 a 160 reais cada.

Nataly, enfermeira responsável pela Vaccine Care, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Nataly, enfermeira responsável pela Vaccine Care, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias