Grupo busca dentistas voluntários para ampliar atendimento na Capital
A procura por atendimento odontológico é maior que a quantidade de vagas que a Turma do Bem tem disponíveis
A OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Turma do Bem está em busca de novos dentistas voluntários para atender, de forma gratuita, crianças e adolescentes de até 18 anos. Os interessados devem se cadastrar no site da instituição.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A ONG Turma do Bem está recrutando dentistas voluntários em Campo Grande para expandir o atendimento odontológico gratuito a jovens carentes de até 18 anos. A organização, que já conta com 18 mil profissionais voluntários em 13 países, busca ampliar sua rede para atender à alta demanda na capital. A iniciativa prioriza jovens em situação de vulnerabilidade social que enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho devido a problemas bucais. A triagem dos pacientes será realizada em formato fechado no dia 15 de maio, com vagas limitadas e inscrições restritas a instituições beneficentes parceiras.
A Turma do Bem oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e com graves problemas bucais. Apesar de contar com mais de 18 mil dentistas voluntários no Brasil e em outros 12 países, sendo a maior rede do mundo nesse segmento, a organização precisa ampliar o número de profissionais em Campo Grande para aumentar os atendimentos.
Segundo a OSCIP, a procura por tratamento odontológico gratuito na Capital é grande. Por isso, neste ano, a triagem para novos atendimentos será realizada em formato fechado, já que o número de vagas disponíveis é limitado.
A triagem, voltada a crianças e adolescentes que receberão tratamento até os 18 anos, ocorrerá no dia 15 de maio. As inscrições, no entanto, não são abertas ao público em geral, o link para candidaturas é repassado diretamente a responsáveis por instituições beneficentes.
“No ano passado, Campo Grande teve uma megatriagem na modalidade aberta. A procura foi altíssima, tinha bastante vaga, só que essas vagas foram preenchidas. Neste ano, tivemos que optar pela modalidade fechada, porque senão seria até uma grande irresponsabilidade”, explicou a assessoria da entidade.
O chamamento de novos dentistas voluntários é a alternativa encontrada pela Turma do Bem para ampliar o número de atendimentos. O foco principal está em jovens que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho e, por conta de problemas bucais, enfrentam dificuldades de socialização e até para conseguir o primeiro emprego.
“Muitas vezes, o que acontece? O jovem está com os dentes todos degradados, não consegue fazer uma entrevista de emprego, não consegue um primeiro emprego, não consegue sorrir, conversar direito, e evita se expor em público. Tudo isso impacta socialmente, até mesmo na inserção no mercado de trabalho”, ressalta a organização.
Além da faixa etária, outros critérios para a seleção dos atendidos são o grau de vulnerabilidade social da família, a gravidade do problema bucal e a complexidade do tratamento necessário.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.