ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Guardas municipais agrediram jovem em confusão no Centro, diz PM

Liana Feitosa e Caroline Maldonado | 03/04/2015 09:48
Vítima foi encontrada pela PM caída a 100 metros de posto da Guarda Municipal. (Foto: Caroline Maldonado)
Vítima foi encontrada pela PM caída a 100 metros de posto da Guarda Municipal. (Foto: Caroline Maldonado)

Jovem agredido no final da madrugada desta sexta-feira (3) já reconheceu os autores, segundo o policial militar Edmar Soares, presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM.

De acordo com Soares, a vítima afirmou que dois guardas municipais o agrediram e quem não soube diferenciar as fardas, da PM e GM, foi uma testemunha, que viu a vítima no solo e acionou a PM.

Indícios - Ainda de acordo com Soares, o caso será comunicado ao Ministério Público. "Tudo indica que a agressão realmente partiu dos guardas municipais. A vítima foi encontrada no chão, sozinha, pela PM a cerca de 100 metros de uma base da Guarda, na antiga rodoviária de Campo Grande", explica Soares.

Ele alega que o caso indica a necessidade urgente de haver distinção entre as fardas da PM e da Guarda Municipal. "A Associação vai encaminhar, o mais rápido possível, pedido à Secretaria Municipal de Segurança Pública para que os uniformes sejam mudados, até mesmo por causa de confusões como essas", adianta.

Confusão - No episódio desta manhã, ao chegarem no local, PMs procuraram os acusados. De acordo com um policial que não quis se identificar, foi dada voz de prisão aos guardas municipais, o que gerou confusão.

"A PM, então, pediu apoio do Batalhão de Choque, que se dirigiu ao local. O Choque orientou os guardas para que fossem à delegacia prestar esclarecimentos", conta.

Conforme Soares, a PM e o Choque tiveram dificuldades para convencer os guardas a se dirigirem à delegacia. "Depois de muita conversa, alguns se deslocaram à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro, onde aguardam para serem ouvidos pelo delegado", afirma Soares.

Abuso de autoridade - Segundo o advogado Laudo César Pereira, da Associação de Cabos e Soldados da PM, a vítima não tem passagens pela polícia. "Uma situação como essa está fugindo da obrigação da Guarda, que é proteger o patrimônio público. Isso é abuso de autoridade", classifica.

Questionado acerca das informações dadas pela PM, o chefe de Divisão de Operação da Guarda Municipal, Jair Viana, reiterou que o órgão aguarda mais esclarecimentos. "Vai ser apurado se houve algo. A Guarda ainda não sabe o que aconteceu e está aguardando o caso ser registrado na delegacia", finalizou.

A vítima também está na delegacia e ainda reclama de fortes dores. Foi solicitado exame de raio-x no CRS (Centro Regional de Saúde) Guanandi, a suspeita é de fratura na costela.

Nos siga no Google Notícias