Inscrições para graduação de idosos na UFMS terminam hoje
Processo seletivo oferece 156 vagas em 107 cursos; cadastro é gratuito e deve ser feito no site da instituição
Pessoas com 60 anos ou mais têm até esta sexta-feira (13) para se inscrever no processo seletivo inédito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que oferta 156 vagas em 107 cursos de graduação em todos os câmpus da instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
É a primeira vez na história da Universidade que candidatos nessa faixa etária podem ingressar diretamente na graduação por meio do processo seletivo UFMS 60+. Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais e ter concluído o ensino médio.
- Leia Também
- Programa nascido na UFMS ajuda mulheres a tirar negócios do papel
- UFMS convoca aprovados em 3ª chamada de vestibular para matrícula
Segundo a reitora da UFMS, Camila Ítavo, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inclusão e a diversidade etária. “A Universidade se fortalece quando reconhece que o aprendizado acontece ao longo de toda a vida. A presença de pessoas com 60 anos ou mais nos cursos amplia o diálogo entre gerações, enriquece as experiências em sala de aula e reafirma o papel social da UFMS como instituição aberta e democrática”, afirmou.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, explica que o processo seletivo é dividido em dois grupos. A classificação poderá ser feita com base nos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) entre 2018 e 2025; no Vestibular UFMS de 2018 a 2025; ou ainda pela análise do histórico escolar do 3º ano do ensino médio, acompanhado de carta de intenção. Candidatos que estejam ou já tenham participado da Unapi (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) terão prioridade na classificação.
De acordo com o pró-reitor, o processo representa o compromisso institucional com a cidadania e o envelhecimento ativo. Ele ressalta que, entre as opções, está o curso de Educação Social – Tecnologia, com 50 vagas destinadas a Campo Grande.
O resultado preliminar está previsto para 19 de fevereiro. O resultado final e a convocação para matrícula devem ser publicados no dia 24.
O processo seletivo integra o Programa UFMS 60+, aprovado em agosto de 2025 pelo Conselho Diretor, em continuidade ao Programa Sou Idoso UFMS. A iniciativa busca promover o envelhecimento saudável, ativo e cidadão dentro da Universidade, com ações voltadas à inclusão, acessibilidade e participação da pessoa idosa na vida acadêmica.
Dentro do programa está a Unapi, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. No último semestre, foram ofertadas 61 atividades e 16 disciplinas isoladas de graduação presencial, com mais de 1,9 mil vagas distribuídas nos câmpus de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e do Pantanal, com expansão para outras unidades.
A criação do processo seletivo específico para pessoas com 60 anos ou mais está entre as metas do Plano de Gestão Temático 2025-2027 do UFMS 60+, com foco na ampliação do acesso ao ensino superior.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


