ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Guardas municipais aprendem como identificar maus-tratos a animais

Curso será realizado entre hoje (8) e a próxima sexta-feira (10) no CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses)

Kerolyn Araújo e Danielle Errobidarte | 08/01/2020 10:49
75 guardas serão capacitados em três dias. (Foto: Marcos Maluf)
75 guardas serão capacitados em três dias. (Foto: Marcos Maluf)

Para aprender a identificar casos de maus-tratos a animais domésticos, além de ajudar no atendimento e repressão a esse tipo de crime, 75 guardas civis metropolitanos passarão por capacitação entre hoje (8) e sexta-feira (10). O curso é promovido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e coordenado pela CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses).

Segundo a gerente de capacitação profissional da Guarda Civil Metropolitana, Débora Silva de Souza, o treinamento será dividido em três turmas de 25 guardas. No período da manhã, os grupos terão aula teórica sobre as leis que englobam os casos, de como identificar maus-tratos e, à tarde, palestra com o delegado Maércio Alves Barboza, da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).

Ainda segundo a gerente, os guardas também terão aulas práticas. ''Para aprender a resgatar, como conduzir, colocar os animais nas gaiolas", explicou. Os 75 participantes já são Agentes de Fiscalização de Apoio Ambiental e 24 deles fazem parte da Patrulha Ambiental.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Juliana Resende Araújo, além de identificar crimes de violência, os guardas também atuarão na sensibilização sobre o assunto já que, em alguns casos, o dono do animal não sabe que ele está exposto a maus-tratos. ''Tem casos que é crueldade e, outros, negligência. É aí que vai entrar a parte educacional e orientação", disse.

O curso será ministrado das 7h às 11h e das 13h às 16h50, até a próxima sexta-feira (10). Ainda não há previsão de quando os guardas capacitados começaram a atuar em apoio a Decat e ao CCZ.

Nos siga no Google Notícias