ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Homeopatia é opção para tratamento de casos de dengue

Gabriel Neris e Helton Verão | 23/01/2013 17:25
Médico afirma que tratamento homeopático pode ser feito junto com o convencional (Foto: Luciano Muta)
Médico afirma que tratamento homeopático pode ser feito junto com o convencional (Foto: Luciano Muta)

O tratamento com homeopatia pode ser uma saída para pacientes com suspeita de dengue e para os casos confirmados. O médico homeopata acupunturista Luiz Darcy Siqueira explica que o método pode diminuir pela metade o tempo de recuperação do tratamento alopático, ou seja, o convencional, que tem duração de uma semana.

Campo Grande passa por epidemia da doença e o decreto de emergência foi assinado pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Até a última segunda-feira (21), foram confirmados 10.584 casos de dengue.

Siqueira diz que o tratamento pode ser feito com sucesso mesmo na situação de epidemia, mas o médico alerta que não é recomendado tomar remédios só para a prevenção. “Existem pacientes que chegam com feridas na pele e hematomas parecidos com os sintomas da dengue, mas a automedicação é perigosa. O efeito pode ser reverso e negativo”, diz.

Se o paciente optar somente pela terapia homeopática e não apresentar melhora no tempo indicado, o médico explica que muda a medicação e não descarta receitar o analgésico durante o tratamento. “É hora de analisar o caso”. De acordo com Siqueira, o tratamento é rápido e também relativamente barato. O custo do remédio homeopático custa de R$ 18,00 a R$ 20,00.

“Isso também não significa que se a pessoa tomar em excesso o tratamento será mais rápido. Deve ter orientação do especialista”, informa.

O médico explica que o tratamento homeopático pode substituir o tratamento convencional como também ambos podem ser feitos paralelamente. “A recomendação é que a pessoa faça o tratamento até o final. Se interromper vai demorar”, comenta.

Nos siga no Google Notícias