ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Hospital de ponta em carreta garante cirurgia de catarata com segurança

Fernanda Mathias | 17/05/2016 11:24
Autoclaves garantem esterilização (Foto: Jéssica Barbosa/Divulgação Governo)
Autoclaves garantem esterilização (Foto: Jéssica Barbosa/Divulgação Governo)

Com equipamentos de última geração e sistema avançado de esterilização, as carretas-hospital que realizam o atendimento de oftalmologia na Caravana da Saúde, do governo estadual, estão permitindo que milhares de pessoas voltem a enxergar sem obstrução, após cirurgia de catarata.

De 12 a 15 de maio foram 2,5 mil cirurgias e até hoje devem ser concluídas no total 3,6 mil cirurgias. Contando todos os procedimentos na oftalmologia, são 41 mil.

De acordo com informações do Governo, em cada uma das três carretas de oftalmologia uma equipe da Central de Material e Esterilização (CME) utiliza máquinas, como a autoclave, e produtos de última geração para assegurar a limpeza dos instrumentais.

O trabalho, que começa com a assepsia do ambiente, passa por outras etapas que incluem testes, inclusive o de detecção de resíduos.

"Eu estava esperando uma consulta faz muito tempo", diz Celso Firmino (Foto: João Garrigó/Governo do Estado)
"Eu estava esperando uma consulta faz muito tempo", diz Celso Firmino (Foto: João Garrigó/Governo do Estado)

O cuidado inspira confiança nos pacientes. "Mesmo não conhecendo, a gente se sente seguro em fazer a cirurgia de catarata. Eu estava esperando uma consulta no São Julião faz muito tempo. Esse é um projeto fantástico, grandioso. Nunca via nada parecido com isso. Tomara que outros estados copiem essa ação", disse o aposentado Celso Firmino. As ações da Caravana da Saúde seguem até o dia 29 de maio, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias