A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/07/2013 17:09

Hospital do Câncer diz que desde abril já contratou três oncologistas

Nadyenka Castro e Aline dos Santos

O diretor-presidente do Hospital do Câncer, Carlos Coimbra, afirma que, desde abril, foram contratados para a unidade de saúde três oncologistas e está em andamento a contratação do quarto especialista.

“A gente acredita que com isso está respondendo às exigências”, disse Coimbra, referindo-se à determinação do Ministério da Saúde de que só sejam encaminhados novos pacientes ao Hospital do Câncer quando houvesse oncologista responsável.

O Ministério também determinou que seja feito prontuário único para o mesmo paciente, e não um para cada procedimento. “Já adotamos esse procedimento”, fala Coimbra.

O Hospital do Câncer foi alvo de várias denúncias em março deste ano, entre elas, de receber do SUS (Sistema Único de Saúde) por tratamento a paciente morto. De lá para cá, a anterior diretoria foi afastada e Adalberto Siufi, que era diretor-presidente e médico na unidade, demitido.

Após as denúncias de irregularidades no Hospital do Câncer, a PF (Polícia Federal) fez busca e apreensão no local, assim como no HU (Hospital Universitário), na clínica e na casa de Adalberto Siufi.

O diretor do HU, José Carlos Dorsa foi afastado do cargo, o Ministério da Saúde determinou força-tarefa para apurar irregularidades em prontuários destas unidades de saúde e deputados estaduais e vereadores da Capital iniciaram CPI sobre os serviços de oncologia.

Agora, serão avaliados 22 casos de pessoas que morreram e outros 18 de pacientes que enfrentaram tratamento. Vão ser analisados também mil APACs (Autorizações de Procedimento de Alta Complexidade) em três hospitais: Santa Casa, Hospital do Câncer e Hospital Regional Rosa Pedrossian. Um mesmo paciente pode gerar várias autorizações. Já foram constatadas irregularidades em 250 prontuários.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions