ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Hospital do Câncer diz que desde abril já contratou três oncologistas

Nadyenka Castro e Aline dos Santos | 08/07/2013 17:09

O diretor-presidente do Hospital do Câncer, Carlos Coimbra, afirma que, desde abril, foram contratados para a unidade de saúde três oncologistas e está em andamento a contratação do quarto especialista.

“A gente acredita que com isso está respondendo às exigências”, disse Coimbra, referindo-se à determinação do Ministério da Saúde de que só sejam encaminhados novos pacientes ao Hospital do Câncer quando houvesse oncologista responsável.

O Ministério também determinou que seja feito prontuário único para o mesmo paciente, e não um para cada procedimento. “Já adotamos esse procedimento”, fala Coimbra.

O Hospital do Câncer foi alvo de várias denúncias em março deste ano, entre elas, de receber do SUS (Sistema Único de Saúde) por tratamento a paciente morto. De lá para cá, a anterior diretoria foi afastada e Adalberto Siufi, que era diretor-presidente e médico na unidade, demitido.

Após as denúncias de irregularidades no Hospital do Câncer, a PF (Polícia Federal) fez busca e apreensão no local, assim como no HU (Hospital Universitário), na clínica e na casa de Adalberto Siufi.

O diretor do HU, José Carlos Dorsa foi afastado do cargo, o Ministério da Saúde determinou força-tarefa para apurar irregularidades em prontuários destas unidades de saúde e deputados estaduais e vereadores da Capital iniciaram CPI sobre os serviços de oncologia.

Agora, serão avaliados 22 casos de pessoas que morreram e outros 18 de pacientes que enfrentaram tratamento. Vão ser analisados também mil APACs (Autorizações de Procedimento de Alta Complexidade) em três hospitais: Santa Casa, Hospital do Câncer e Hospital Regional Rosa Pedrossian. Um mesmo paciente pode gerar várias autorizações. Já foram constatadas irregularidades em 250 prontuários.

Nos siga no Google Notícias