ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Hospital faz hoje cirurgia inédita em MS de retirada de tumor em osso

De acordo com o Hospital Adventista do Pênfigo, em casos de câncer na tíbia, o procedimento mais comum é amputação

Nadyenka Castro | 30/11/2012 10:35
Procedimento é realizado no Hospital Adventista do Pênfigo. (Foto: Divulgação)
Procedimento é realizado no Hospital Adventista do Pênfigo. (Foto: Divulgação)

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, realiza na manhã desta sexta-feira a retirada de um câncer na tíbia, osso da perna. De acordo com o hospital, o procedimento é inédito em Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do hospital, o paciente tem condrossarcoma, que é um tumor baseado em cartilagem e afeta pessoas e animais em qualquer idade, embora seja mais comum em idosos.

A maioria dos casos como este é resolvido com amputação e, posteriormente, prótese. No entanto, com o tipo de cirurgia feita hoje, apenas o tumor é retirado.

A cirurgia é conduzida pelo médico Eduardo Sadao, atual presidente da Sociedade Sul Americana de Oncologia Ortopédica e chefe da Oncologia Ortopédica da Santa Casa de São Paulo.

O profissional atua em conjunto com outros dois médicos do Hospital Adventista do Pênfigo, Rodrigo Domingues Laraya e Nestor Muzzi Ferreira.

O procedimento consiste na retirada da tíbia de forma cuidadosa para que não seja destruída a estrutura muscular ao redor do osso. Após isso, a tíbia é colocada em um equipamento com nitrogênio liquido, congelando completamente o osso, e com isso eliminando o tumor. Ao final deste processo, o osso é recolocado no paciente e a estrutura muscular reconstituída.

A cirurgia tem duração de sete horas e é feita na unidade do Hospital Adventista do Pênfigo, localizada na rua Barão do Rio Branco 2559, Centro.

Nos siga no Google Notícias