ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Hospital Infantil do SUS entra em funcionamento no dia 10 de setembro

Francisco Júnior e Kleber Clajus | 28/08/2014 11:52

O secretário municipal de saúde, Jamal Salém, afirmou nessa manhã (28) que o Hospital da Criança do SUS vai iniciar os atendimentos a partir do dia 10 de setembro. Ele esteve na Câmara Municipal para apresentar um balanço de sua gestão frente a secretaria.

Segundo Salém, inicialmente o atendimento será ambulatorial e contará com cinco médicos pediatras por turno. O hospital vai funcionar no prédio do Hospital Sírio Libanês, na Avenida Afonso Pena. A prefeitura vai pagar R$ 194 mil por mês de aluguel.

O secretário relatou que as próximas fases serão a ativação de 40 leitos para crianças e 60 para adultos. Para Salém, a unidade é apontada como uma alternativa para déficit de leitos e atendimento pediátrico na Capital.

A vereadora Luiza Ribeiro, do PPS, voltou a cobrar explicações com a relação ao contrato de locação do prédio. Ela questionou o secretário sobre fato do arrendamento ter sido feito sem licitação.

Balanço – Além do anúncio referente ao Hospital da Criança, o secretário apresentou números referente a Saúde no município. Ele destacou que 30% dos pacientes atendidos em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) são do interior do Estado e grande parte possui o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), que em Campo Grande totaliza cerca 1,230 milhão de pessoas cadastradas.

Com relação a seleção de médicos, ele voltou a lembrar que a administração municipal tem problemas para a contração já que é baixa procura pelas vagas. Segundo ele, o objetivo é reverter essas situação e proporcionar um estímulo, pois não só uma questão salarial.

Jamal ainda anunciou que o Labcem (Laboratório Central), que hoje funciona na Rua Calógeras, será transferido para o prédio da antiga Rocket autopeças, na Rua Dom Aquino quase esquina com a Avenida Ernesto Geisel. “ Não vai ter custo nenhum, uma vez que o uso do espaço será por troca de exames laboratoriais para o Hospital do Câncer”, explicou referente ao não pagamento do aluguel do prédio.

Entre os dados divulgados, ele destacou a aquisição de nove ambulâncias, sendo que quatro já estão sendo usadas, e a conclusão da obra de quatro PSF (Posto de Saúde da Família) que devem ser entregues em novembro, data também prevista para a entrega da UPA do Jardim Leblon e da Moreninhas, sendo está última com o edital para a compra do enxoval já publicado.

O vereador Chiquinho Teles, do PSD, elogiou o fato das UPAs estarem quase prontas, mas afirmou que a da Moreninhas precisará de novas intervenções, pois está toda pichada.

Airton Araújo, do PT, ressaltou que o problema dos médicos é que muitos “preferem dar plantão à noite porque de dia dão preferência ao consultório próprio”.

Nos siga no Google Notícias