A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/07/2012 21:38

HU vai apresentar no EUA cirurgia cardiovascular pioneira na América Latina

Nyelder Rodrigues e Nadyenka Castro
Procedimento do Hospital Universitário será apresentado durante congresso internacional em Nova Iorque (Foto: Paula Vitorino)Procedimento do Hospital Universitário será apresentado durante congresso internacional em Nova Iorque (Foto: Paula Vitorino)

Uma nova cirurgia cardiovascular do Hospital Universitário (HU) de Campo Grande será apresentada em um congresso internacional em Nova Iorque (EUA), no dia 29 de setembro.

Trata-se do procedimento de Implante de Prótese Aórtica Transcateter, que implanta um cateter diferenciado pela virilha do paciente, ao invés de diretamente pelo tórax.

Para isso, são usados equipamentos de imagem, e o benefício ao paciente, de acordo com o diretor geral do HU, João Carlos Dorsa, está no tempo de recuperação, que chega a ser de 30 a 60 dias.

O projeto é pioneiro na América Latina. A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realiza procedimento semelhante com os mesmos equipamentos, mas faz o implante abrindo uma ponta do coração ao invés de virilha.

Dorsa conta que o procedimento está sendo realizado desde maio deste ano, e que sete cirurgias já foram feitas, e o custo é o mesmo da técnica comum de cateterismo. Como o procedimento ainda não saiu na tabela do SUS, quem paga os gastos é a própria UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mantenedora do HU de Campo Grande.

O diretor do Hospital Universitário também explica que é função da universidade desenvolver novas tecnologias. Apenas duas empresas fabricam o material usado neste tipo pioneiro de procedimento cirúrgico.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions