ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Idade e inexperiência são obstáculos a quem busca emprego em mutirão

Funsat Itinerante cadastrou e encaminhou candidatos para vagas disponíveis no bairro Caiobá II

Jones Mário e Ronie Cruz | 27/07/2019 12:15
Igreja localizada no Caiobá II recebeu Funsat Itinerante na manhã de hoje (Foto: Ronie Cruz)
Igreja localizada no Caiobá II recebeu Funsat Itinerante na manhã de hoje (Foto: Ronie Cruz)

A Igreja Evangélica Deus e Esperança, no bairro Caiobá II, recebeu o programa Funsat (Fundação Social do Trabalho) Itinerante na manhã de hoje. Entre outros serviços, o mutirão cadastrou e encaminhou candidatos para vagas de emprego disponíveis. Segundo trabalhadores, idade e inexperiência são barreiras para se inserir no mercado.

Desempregada há quatro anos, Marina Gonçalves Bernal, 51 anos, procurou a ação a fim de encontrar oportunidade como cozinheira ou cuidadora. Ela conta que já trabalhou como atendente, mas perdeu a esperança de procurar emprego em algumas áreas por causa da idade. “A gente sempre corre atrás. Fiz cursos, mas minha idade não ajuda muito”, conta.

Marina Gonçalves Bernal foi até mutirão em busca de emprego como cozinheira ou cuidadora (Foto: Ronie Cruz)
Marina Gonçalves Bernal foi até mutirão em busca de emprego como cozinheira ou cuidadora (Foto: Ronie Cruz)

O marido de Marina é marceneiro. O filho, de 18 anos, vive com o casal. Enquanto não consegue voltar para o mercado formal, ela faz um dinheiro extra vendendo salgados congelados e marmitas pelo WhatsApp. “Assim eu vou me virando”, revela.

Se para o Marina o problema é a idade avançada, para Fabiana Barreto de Souza, 20, o obstáculo é a falta de experiência. Ela nunca trabalhou com carteira assinada e procura há um mês seu primeiro emprego para ajudar na renda da família. Fabiana vive com as irmãs de 14 e 29 anos. A mais velha foi demitida e seu marido é autônomo.

Fabiana Barreto de Souza busca primeiro emprego em qualquer área (Foto: Ronie Cruz)
Fabiana Barreto de Souza busca primeiro emprego em qualquer área (Foto: Ronie Cruz)

“Depois que a mãe e o pai faleceram, em casa é um cuidando do outro”, diz. Fabiana não completou o Ensino Fundamental e esbarra no velho dilema de quem busca o primeiro emprego. “Quando procuro uma vaga, a empresa exige experiência”. Ela não faz distinção de área para atuar.

Mutirão - Nesta tarde, a Funsat Itinerante segue para a Rua Paracatu, 647, na Igreja Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Silvia Regina. O atendimento será das 13h às 17h.

O mutirão faz cadastro de trabalhadores, encaminhamentos de vagas disponíveis no mercado de trabalho, dá orientações sobre emissão de carteira de trabalho e orientação sobre habilitação do seguro-desemprego, além de informações sobre os demais serviços realizados na Funsat.

Para fazer o cadastro, o trabalhador precisa levar documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho, número do PIS e comprovante de endereço.

Nos siga no Google Notícias