ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Idosa com Alzheimer cai da janela de prédio e bombeiros alertam para risco

Vítima tem 85 anos e estava sozinha no momento da queda; Janela não tinha tela de proteção

Por Natália Olliver e Antonio Bispo | 28/02/2024 12:16
Acidentes domésticos e quedas são maioria dos chamados encolvendo idosos na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Acidentes domésticos e quedas são maioria dos chamados encolvendo idosos na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

O cuidado com idosos, principalmente em fases em que a mobilidade e saúde mental deles é comprometida, é ainda mais delicado. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na prevenção de acidentes domésticos. Na manhã desta quarta-feira (28) uma mulher de 85 anos caiu do terceiro andar do condomínio residencial Centenário I, na Rua Itaituba, em Campo Grande. A vítima tem Alzheimer e estava sozinha. O Corpo de Bombeiros da Capital ressalta quais são os cuidados com pessoas nessa fase da vida.

Ela foi socorrida pelo Samu com fraturas nas duas pernas. Além dos ferimentos internos, também bateu a cabeça no chão. De acordo com o socorrista, a idosa quebrou os calcanhares e aparentemente caiu em pé. A janela do apartamento não possui tela de proteção.

Max Sousa Tosta, segundo-tenente, explica que as equipes recebem inúmeros chamados envolvendo idosos. Entre as ocorrências mais comuns estão os acidentes domésticos e quedas. Ele ressalta que eles não podem ficar sozinhos e que a rede de apoio é de extrema importância.

“É fundamental nessa fase da vida poder contar com amigos e familiares para conversar, ter bons momentos. Não podem ficar sozinhos, precisam ser assistidos”.

Quanto ao ambiente, os cuidados necessários são simples, como bloquear o acesso a escadas, supervisionar o manuseio de ferramentas,  manter tapete antiderrapante nos banheiros, com abertura das portas suficiente para permitir a passagem de uma maca ou cadeira de rodas em casos de emergência. Além disso, Max acrescenta que é importante ter sempre ao alcance o celular para permitir solicitar ajuda.

“Cuidados com aceso ao fogo também. É muito útil implantar na rotina aplicativos que ajudem a lembrar de ações. A tecnologia melhorou muito e precisamos ajudar nossos idosos a fazerem seu uso. Mas nunca permitindo que substituam a presença humana na vida de quem cuidou e nos ama”.

Acidente - A vítima foi encontrada por uma vizinha que não quis ser identificada. A mulher conta que o marido viu a idosa e achou que ela tivesse tropeçado, mas que ao se aproximar constatou que havia caído do apartamento. Ela foi encaminhada à Santa Casa da Capital e exames vão apontar se há mais lesões.

Mulher caiu do terceiro andar e fraturou as duas pernas e calcanhares (Foto: Henrique Kawaminami)
Mulher caiu do terceiro andar e fraturou as duas pernas e calcanhares (Foto: Henrique Kawaminami)

Conforme os vizinhos, a idosa é bem tratada pela família e mora com a filha e um neto, que é quem passa mais tempo com a avó. Abalada após a queda da mãe, a filha chegou ao local e não quis falar com a reportagem.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias