ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Idosa espera há um mês por cirurgia no coração por falta de stent

Família busca na Justiça solução para liberação de materiais e enfrenta entraves no hospital

Por Maria Gabriela Arcanjo | 03/10/2025 22:07
Idosa espera há um mês por cirurgia no coração por falta de stent
Fachada da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

Há um mês internada na Santa Casa de Campo Grande, Severina Machado, de 71 anos, aguarda uma cirurgia cardiovascular de emergência. A dona de casa precisa do procedimento devido a um aneurisma da aorta, que exige a instalação de uma prótese, segundo o filho da paciente, o empresário Eriwelton Maldonado, de 44 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Idosa de 71 anos aguarda há um mês na Santa Casa de Campo Grande por cirurgia cardiovascular de emergência para tratar aneurisma da aorta. O procedimento, que requer prótese e stent, não foi realizado por falta de pagamento ao fornecedor dos materiais. O filho da paciente, Eriwelton Maldonado, recorreu à Defensoria Pública para solicitar sequestro financeiro, mas enfrenta dificuldades para obter a documentação necessária no hospital. O aneurisma já atingiu 60 milímetros, apresentando risco de morte caso haja rompimento do vaso.

De acordo com Eriwelton, quando a cirurgia foi solicitada, o hospital encomendou a prótese e o stent, um tubo metálico inserido em vaso sanguíneo para normalizar o fluxo de sangue, de um fornecedor particular. No entanto, os materiais não foram liberados por falta de pagamento.

Diante da gravidade do caso, na segunda-feira (29), Eriwelton procurou a Defensoria Pública. O órgão avaliou a situação e solicitou documentos para pedir um sequestro financeiro que cubra os custos da prótese e do stent. Porém, ele enfrenta dificuldades para obter os papéis exigidos em diversos setores da Santa Casa.

Idosa espera há um mês por cirurgia no coração por falta de stent
Severina segue internada na Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Arquivo pessoal)

“Eu só quero que minha mãe opere, que faça valer os direitos dela”, comenta o empresário. Segundo ele, a Defensoria informou que o trâmite levaria cerca de uma semana, prazo que se estende devido à demora na liberação do laudo, do prontuário médico, do contrato com o fornecedor e de outros documentos.

O aneurisma da aorta é uma dilatação na maior artéria do corpo, que sai do coração e leva sangue a todo o organismo. A condição pode levar ao rompimento do vaso, muitas vezes com risco de morte. No caso de Severina, a dilatação já ultrapassa 60 milímetros, conforme o filho.

Desde o início da internação, o empresário tem buscado respostas da Santa Casa sobre a liberação da prótese e do stent necessários para a cirurgia. As conversas com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do hospital, registradas por mensagens de WhatsApp, mostram uma longa troca de solicitações, questionamentos e prazos não cumpridos.

Idosa espera há um mês por cirurgia no coração por falta de stent
Conversas do filho da paciente cobrando um posicionamento do hospital (Imagens: Reprodução)

Em diferentes momentos, Eriwelton pede que a devolutiva seja encaminhada por escrito ou pelo próprio aplicativo, mas é informado repetidamente que a resposta depende de “autorização da diretoria responsável” e que o protocolo foi encaminhado aos setores competentes, com prazo de até 48 horas úteis para retorno. Mesmo após fornecer e-mail e tentar facilitar a comunicação, as respostas oficiais não são entregues, e o caso permanece em espera.

A reportagem entrou em contato com a Santa Casa, mas até a publicação não recebeu resposta. O espaço segue aberto para manifestações futuras.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.