A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

03/08/2017 11:40

Igreja da novena mais famosa da cidade completa 76 anos com festa

Local é o que mais realiza novena de santa no mundo; Semana tem programação especial de aniversário

Yarima Mecchi
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: João Paulo Gonçalves)Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: João Paulo Gonçalves)

No dia 3 de agosto de 1941 foi inaugurada segunda igreja de Campo Grande que 58 anos depois viria ser o primeiro santuário do Estado. Há 76 anos os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem um lugar especial para agradecimentos e pedidos. O ícone da "Mãe de Jesus" começou a ser divulgado em 1866 sob ordem do Papa Pio IX e desde então atrai devotos.

Em comemoração à construção da igreja que recebe 25 mil pessoas toda quarta-feira para sua famosa novena, a semana tem uma programação especial. Nesta terça-feira (3) será realizada às 12h o Cerco de Jericó; às 15h a Missa do Santíssimo; 18h - Terço dos homens; 19h - Missa do Santíssimo e Ação de Graças pelos 14 anos de Ordenação do padre Dirson.

Há 7 anos à frente do santuário o padre Dirso Gonçalves ressaltou que o local é o que mais realiza novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no mundo. A tradição que começou no Estados Unidos chegou ao Brasil e em Campo Grande são realizada 18 novenas, das 6h às 23h, toda quarta-feira.

"O aniversário vem confirmando que cada ano essa igreja é a principal igreja de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. Não tem outra com tanta comoção, participação. É única, não tem outra. São 25 mil pessoas toda quarta-feira", destacou o padre.

Na Perpétuo Socorro, já foram feitos quase 30 mil batismos e nove mil casamentos. Situada no início da Avenida Afonso Pena, o terreno foi escolhido em uma época onde a região era cercada por mato e as primeiras casas da vila dos militares foram povoadas.

"Esse local foi escolhido para atender as pessoas que começaram a morar aqui. O projeto já era esse mesmo. Veio a ser santuário só em 1999 quando começou a aumentar a quantidade de fiéis e o veio a aceitação de Roma", explica o padre.

Segundo o Santuário, estudos arquitetônicos mostram que o projeto foi inspirado na Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena (Itália). Os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem um lugar especial no coração do padre Dirso.


"Alguns a gente reconhece já, mas são tantos que vem. Sempre tem alguém em busca de conselho, apoio. É uma responsabilidade grande, mas a gente dá conta", afirmou.

Para encerrar a semana de comemoração, no domingo será distribuído um bolo gigante para duas mil pessoas. Todos os fiéis que participarem das missa das 16h serão convidados para a celebração. 

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Divulgação)Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Divulgação)

Programação:

Dia 03/08
12h - Cerco de Jericó / 15h - Missa do Santíssimo / 18h - Terço dos homens / 19h - Missa do Santíssimo e Ação de Graças pelos 14 anos de Ordenação do padre Dirson

Dia 04/08 (sexta-feira)
06h - Cerco de Jericó / 17h30 Hora Santa / 19h - Missa do Sagrado Coração de Jesus

Dia 05/08 (sábado):
06h - Cerco de Jericó / 19h - Missa de Bênção dos casais casados no santuário

Dia 06/08 (domingo): Feste dos 76 anos

06h - Cerco de Jericó / 07h - Missa de Bênção dos dizimistas do santuário / 10h - Missa de Bênção dos que foram batizados no santuário / 16h - Missa dos 76 anos / 17h - Partilha do bolo / 18h - Missa pela Ação Social (AFIM) do santuário / 20h - Missa por todos os devotos




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions