ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Índios liberam meia pista, mas sem previsão para fim do protesto

Rodovia está bloqueada desde o início desta terça-feira (6) o Km 496 da BR-163, saída para Jaraguari, em Campo Grande

Viviane Oliveira e Liniker Ribeiro | 06/03/2018 07:55
Os índios colocaram paus, galhos de árvores e atearam fogo em pneus na pista (Foto: Liniker Ribeiro)
Os índios colocaram paus, galhos de árvores e atearam fogo em pneus na pista (Foto: Liniker Ribeiro)

Sem previsão para fim do protesto que pede por melhorias na saúde, o grupo de índios que bloqueia desde o início desta terça-feira (6) o Km 496 da BR-163, saída para Jaraguari, em Campo Grande, liberou meia pista por cinco minutos.

O congestionamento chegava a 4 km de cada lado. Apenas ambulâncias eram liberadas. Os índios colocaram paus, galhos de árvores e atearam fogo em pneus na pista, bloqueando os dois sentidos da via. O movimento acontece também nos municípios de  Amambai, Tacuru e Caarapó. 

Conforme Marcelo Ofaye, uma das lideranças indígenas, o grupo pede o cancelamento do chamamento público sobre a saúde indígena. Ele explica que o Governo Federal abriu edital para contratar ONG, que vai administrar o recrutamento de profissionais em postos de saúde de aldeias indígenas. “O governo quer colocar uma ONG para administrar a saúde como bem entender, arrancando uma parceria que já temos há 90 anos”, diz a liderança.

Atualmente, a Missão Evangélica Caiuá, que fica em Dourados, atende 19 distritos. Os outros são atendidos pela SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina), que atua na região norte, e IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), que atua no Nordeste. Os índios querem a prorrogação do convênio com as três instituições terceirizadas que cuidam da contratação dos funcionários em 34 distritos sanitários do país.

O grupo acusa o governo de criar barreiras para a Missão Evangélica continuar prestando serviço para beneficiar uma ONG de Minas Gerais.

Motoristas aguardar para seguir viagem (Foto: Liniker Ribeiro)
Motoristas aguardar para seguir viagem (Foto: Liniker Ribeiro)
Índios só liberam passagem de ambulância (Foto: Liniker Ribeiro)
Índios só liberam passagem de ambulância (Foto: Liniker Ribeiro)
Nos siga no Google Notícias