ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Infestação de todo tipo de escorpião põe medo na Nova Campo Grande

Bichos encontrados têm cerca de 10 centímetros e parecem libera cheiro forte quando atacado

Marcos Rivany | 01/02/2021 20:24
'Escorpião vinagre' encontrado por moradora dentro de casa. (Foto: Arquivo Pessoal)
'Escorpião vinagre' encontrado por moradora dentro de casa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Infestação de "escorpiões" tem assustado moradores do Bairro Nova Campo Grande. O bicho é inofensivo, mas põe medo em quem dá de cara com ele. O inseto ainda libera um odor conhecido, de vinagre, principalmente quando é encurralado.

Neste domingo (31), quem ficou “tete a tete” com o tal ‘escorpião vinagre’ foi Maria Lúcia Ferreira Matos, de 56 anos. O alerta inicial foi o cheiro, depois os latidos dos cachorros incessantes e por último o encontro ‘quase da morte’. “Eu assustei quando levantei a garrafa de amaciante. Ele saiu correndo. O cheiro é insuportável é realmente igual ao vinagre”, explicou.

Para tentar bloquear os encontros inesperados, Maria já saiu tapando os buracos da casa, com panos encharcados de Creolina. Na internet, a filha descobriu que o bicho não tem venenos igual outros escorpiões.

A poucas quadras da casa de Maria mais um relato de quem, há poucos dias, encontrou o inseto dentro de casa. “Comecei sentindo um cheiro forte de vinagre. Daí encontrei ele andando pela casa e fiquei com medo de ter veneno. Joguei fora”, contou José Rodrigues Mota Lima, açougueiro de 27 anos.

Bicho tem cerca de 10 centímetros, segundo morada e estava embaixo de tanque. (Foto: Arquivo Pessoal)
Bicho tem cerca de 10 centímetros, segundo morada e estava embaixo de tanque. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na mesma família mais uma história do encontro com o ‘escorpião vinagre’, dessa vez do irmão, José Roberto Mota Lima, de 28. “Todo dia eu vou tirar leite aqui perto. Hoje mesmo eu encontrei um desses”, declarou apontando para a foto do bicho tirada pela vizinha.

Não foi preciso andar muito no bairro para entender o motivo de tanto deles da mesma espécie estarem “dando um alô” para os moradores em dias seguidos. A cada quadra, um terreno baldio com mato alto.

Um vizinho, que não quis se identificar, saiu logo dizendo pela grade do portão: “Aqui eu cuido bastante, coloco cal. Até agora não apareceu nada. É só olhar para os lados pra ver”, disse o morador se referindo aos terrenos com mato alto.

O bicho - Segundo o biólogo Isaias Pinheiro, do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica do Estado (Civitox), não precisa ter medo do conhecido 'escorpião vinagre', que na realidade não é nem um escorpião. "Ele é um inseto. Não causa nenhum dano a saúde humana, a não ser uma possível irritação na mucosa ou nos olhos", explicou.

A substância liberada pelo bicho é o ácido asséptico, ainda de acordo com biólogo. Isaias explica que é importante que haja uma dedetização. "Procure uma empresa com registro confiável na Anvisa. Como qualquer outro inseto, esse morre com inseticida. Ele é feio, igual uma aranha grande, mas é inofensível", concluiu.

A reportagem foi uma sugestão da página Passeando em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias