ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Inmetro verifica condições de taxímetros que rodam por Campo Grande

Mariana Lopes | 11/03/2013 11:31
Objetivo é verificar o taxímetro dos 490 táxis de Campo Grande até o dia 28 de março (Foto: Marcos Ermínio)
Objetivo é verificar o taxímetro dos 490 táxis de Campo Grande até o dia 28 de março (Foto: Marcos Ermínio)
Para Valdir, operação é importante para manter o preço justo no mercado (Foto: Marcos Ermínio)
Para Valdir, operação é importante para manter o preço justo no mercado (Foto: Marcos Ermínio)

Começou na manhã de hoje a operação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para verificar o funcionamento e documentação dos taxímetros que rodam em Campo Grande. O objetivo é atingir os 490 táxis da capital até o dia 28 de março.

Segundo o técnico metrológico Márcio André Yamaura, o fiscal do Inmetro percorre um quilômetro com o carro, sendo que na ida vai com bandeira 1 e na volta com bandeira 2, para averiguar se a contagem do taxímetro está correta.

No local também são verificados as condições do carro de acordo com os dados apontados no taxímetro, como, por exemplo, a metragem do pneu, que tem que bater com a o número indicado no aparelho.

O documento do taxímetro também tem que apresentar o alvará de circulação do veículo, assim como todos os dados do aparelho , do carro e do proprietário. Após a verificação, será trocada a selagem do taxímetro e renovado o documento.

De acordo com Márcio, a meta é que passem aproximadamente 35 táxis por dia pela verificação.

Para o taxista Valdir de Macedo Mendes, 36 anos, a operação é importante para manter os preços justos. “Tem cara que combina preço com o passageiro e isso prejudica o mercado, então através da fiscalização fica mais difícil de cobrar errado”, comenta.

Os carros que tiverem alguma irregularidade deverá se adequar até o final da operação. No final da manhã desta segunda-feira, o Inmetro não encontrou nenhum táxi com problemas.

Após a operação, Márcio garante que serão feitas fiscalizações periódicas para conferir se todos os táxis renovaram o documento e o lacre do taxímetro. Caso algum táxi esteja redando irregular, o proprietário pode ser multado.

Nos siga no Google Notícias