Instituição distribui máscaras gratuitamente nos terminais de ônibus
Cidade dos Meninos entregou itens hoje no Terminal General Osório
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a solidariedade também prolifera. Desta vez, a Ong (Organização Não Governamental) Cidade dos Meninos é que distribuiu máscaras, e nos terminais de ônibus de Campo Grande. Entre ontem e hoje, 4,8 mil itens foram doados.
Coordenador da instituição, Pedro Jordão Neto, explicou que a o local, que funciona como uma escola técnica e atende 350 jovens de 14 a 18 anos, está parado. Como tem estrutura para fabricar máscaras, resolveu buscar ajuda de empresas para serem parceiras e então comprar tecidos para a confecção.
“Recorremos a empresários, que doaram recursos para aquisição do material para a confecção das máscaras. Após isso, buscamos junto aos pais de alunos e funcionários, voluntários para costurar”, diz.
Com o recurso recebido, foi possível comprar material suficiente para produzir 30 mil máscaras, sendo de 2,8 mil foram distribuídas entre usuários do transporte coletivo ontem no Terminal Morenão e mais 2 mil hoje no General Osório. Amanhã, a entrega deve ser no Terminal Júlio de Castilhos.

Beneficiada com a doação, Leisinara Sarati, 47 anos, diz que não tinha comprado nenhuma máscara ainda por falta de dinheiro. “É baratinha, mas por incrível que parece, tem vezes que a gente fica sem nada”. Ela diz que trabalha como serviços gerais e na empresa onde trabalha, usa o item, mas fica lá.
Evaldo José da Silva, 43 anos, é mecânico e também recebeu uma máscara da Cidade dos Meninos. “Se as outras pessoas usarem corretamente dentro dos ônibus, seria perfeito, mas a maioria não usa. A gente fica até receoso de ver pessoas tossindo dentro dos ônibus”, comenta, ao afirmar que vai usar com frequência que acabara de ganhar.
A escolha pelos terminais, segundo a instituição, decorre de ser um local movimentado e com grande risco de contaminação.