ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Jovem nada em avenida após chuva de primavera, que este ano deve ser rotina

Previsão é de outubro com média de chuva maior que anos anteriores em Mato Grosso do Sul

Ângela Kempfer | 20/10/2019 10:14
Homem se joga na água, no cruzamento da Avenida Gunter Hans.
Homem se joga na água, no cruzamento da Avenida Gunter Hans.

A chuva deve cair acima do padrão nesta primavera em Mato Grosso do Sul, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). O temporal de ontem, em Campo Grande, reforçou a previsão de um outubro alagado. A tarde na Capital rendeu imagens de árvores caídas, água invadindo prédios, ventos destelhando casas, carros arrastados pela enxurrada e até morador nadando em avenida movimentada.

No Bairro Coophavila II, vídeo mostra um rapaz nadando no cruzamento da Rua Marambaia com a Avenida Gunter Hans. Nas imagens, os amigos dão risada, mas também advertem o jovem sobre os perigos da água da chuva, que pode transmitir doenças como micose, hepatite e leptospirose. Veja o vídeo enviado pelo Canal Direto das Ruas.

Neste domingo, novas pancadas de chuva devem cair à tarde, com alerta para maior intensidade durante a noite, a partir de 20h, não só em Campo Grande, mas em todo o Estado. A segunda-feira na Capital deve permanecer chuvosa durante todo o dia.

A probabilidade de água acima do padrão pode ser atribuída à passagem de sistemas frontais (compostos geralmente por uma frente fria, uma frente quente e um ciclone) e formação de sistemas de baixa pressão atmosférica - muitas nuvens, chuvas e tempo severo.

Conforme dados do Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os valores históricos de chuva acumulada para Campo Grande durante a primavera são de 81,1 mm em setembro, 130 mm em outubro e 110 mm em novembro.

Ainda de acordo com prognóstico do Cemtec, o modelo de previsão de temperatura média indica alta probabilidade de que as temperaturas fiquem mais elevadas que o normal em grande parte de Mato Grosso do Sul, com termômetros até 1°C acima da média. A exceção deve ser a região nordeste do Estado, onde a previsão é de temperaturas dentro do normal.

O boletim do Cemtec resume que essas condições significam que Mato Grosso do Sul pode ter dias com temperaturas bastante altas e outros com registros mais baixos ou dentro da média. Os valores muito elevados podem ser explicados pela forte radiação solar e maior frequência de dias com céu claro.

Veja imagens da chuva de ontem:

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias